Junior Miranda

terça-feira, 21 de junho de 2011

Ex-pastor pedófilo é procurado no Brasil e nos Estados Unidos à 12 anos; Recompença de R$15 mil

Ex-pastor pedófilo é procurado no Brasil e nos Estados Unidos à 12 anos; Recompença de R$15 mil
Uma caçada que já dura 12 anos, com muitas idas e voltas, prisões e fugas. A busca por Kenneth Craig levou ao Rio de Janeiro o mais importante programa policial da televisão americana: o “America´s Most Wanted”, os mais procurados da América.
Graças ao programa, quase 1.200 fugitivos foram capturados em 35 países, diz ao Fantástico, com exclusividade, o apresentador John Walsh.
Nos Estados Unidos, Kenneth Craig era um pastor que vivia na Flórida. Nos anos 90, ele molestou dois adolescentes. Um deles é Robert Daly, que diz que, enquanto o pedófilo continuar solto, o sofrimento não vai acabar.
Kenneth foi preso na Flórida em 1999, quando estava sozinho com Robert. Ficou dez meses na cadeia, esperando julgamento. Mas a namorada, que aparece em uma foto, deu o dinheiro da fiança. Aí, Kenneth aproveitou para fugir. Veio pro Brasil. Chegou como turista, ficou ilegalmente e começou uma vida clandestina.
No Rio, segundo informações do governo americano, Kenneth Craig usou nomes falsos para se passar por professor de inglês e até músico. Teria sido guitarrista em uma banda de rock. Morava em um prédio, em Botafogo, na Zona Sul carioca.
Fantástico: Enquanto ele morou aqui não chamou atenção dos funcionários?
Síndico. Não.
Zelador. Era só bom dia e boa tarde.
O pedófilo conseguiu ficar no Brasil quase dez anos sem ser rastreado. Mas em 2008 um agente da polícia judiciária americana interceptou e-mails dele. Com base na investigação nos Estados Unidos, a polícia brasileira encontrou e prendeu Kenneth no Rio. Ele guardava no computador imagens de meninos. Kenneth Craig ficou um ano e dois meses preso no Rio, aguardando o julgamento do pedido de extradição. Mas então aconteceu uma reviravolta. Para poder julgar o caso, o Supremo Tribunal Federal pediu ao governo americano uma série de documentos.
O STF diz que os Estados Unidos tiveram duas oportunidades para completar a documentação necessária. Os documentos não vieram. Por isso a extradição foi negada pelo então ministro Eros Grau. Kenneth foi solto e sumiu mais uma vez.
Na passagem pelo Rio, a equipe do America’s Most Wanted e um policial americano foram até a favela do Cantagalo, em Ipanema. O apresentador diz que o programa recebeu informações de que Kenneth teria estado lá e o policial americano que acompanha confirma: foi há 3 meses.
“Ele abusou um menino nos Estados Unidos. E agora ele está se escondendo aqui”, afirmou o policial.
Mas os moradores dizem que nunca viram esse homem. Procurado pelo Fantástico, o advogado de Kenneth Craig não quis gravar entrevista. Ele disse que não foi informado sobre o novo mandado de prisão contra o americano
Para conseguir informações sobre a localização de Kenneth Craig, as autoridades americanas decidiram pedir ajuda também à população brasileira. Em uma parceria com o Disque Denúncia, do Rio de Janeiro, está sendo oferecida uma recompensa para quem tiver pistas que levem à prisão do americano. São quase U$ 10 mil, 15 mil reais. É o maior valor oferecido pela captura de um fugitivo atualmente no país.
As características do fugitivo Kenneth Craig são: é careca, 1,80m de altura, tem um problema de pele que causa coceira e vermelhidão, é professor de inglês, fala bem português, usa nomes falsos: Eric Martins da Silva, Gean Derr, toca guitarra e gosta de cerveja para acompanhar a pizza.
Quem tiver informações pode ligar para o telefone (21) 2253-1177. Nos outros estados do Brasil o número é o 0300 253-1177. As pessoas que ligam para o Disque Denúncia não precisam se identificar.
“Ele está muito tempo no Brasil, então há sempre o risco de isso estar acontecendo aqui, ou seja, pode estar praticando esses mesmos crimes aqui no Rio de Janeiro. Eu acho que isso é motivo bastante grande para que nós façamos essa campanha”, afirma o coordenador do Disque Denúncia, Zeca Borges.
Fonte: G+
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Equipe do Projeto Conexão Resgate agradece o seu comentário!
informamos que o mesmo estará disponível assim que for moderado.
Agradecemos a sua compreensão!!!

Fique na paz de Cristo Jesus!