Junior Miranda

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Teologia da Libertação completa 40 anos e cai no esquecimento

No Brasil a TL teve maior representatividade em Manaus, através de pastorais.

Em 2011 a Teologia da Libertação completa 40 anos, fundamentada na opção preferencial pelos pobres, a vertente teológica caiu no esquecimento da Igreja Católica. A  TL utiliza  como ponto de partida de sua reflexão a situação de pobreza e exclusão social à luz da fé cristã. Sendo assim, a situação de pobreza  é denunciada como pecado estrutural e seus representantes propõem o engajamento político dos cristãos na construção de uma sociedade mais justa e solidária.
Criada em meados da década de 70,  essa proposta teológica incorporou algumas categorias do marxismo e possibilitou o surgimento de Comunidades Eclesiais de Bases (CEBs). Anos mais tarde culminou com a  proibição dela pelo cardeal Joseph Ratzinger, o hoje papa Bento XVI, que era prefeito da Sagrada Congregação Para a Doutrina da Fé (ex-Santo Ofício) no pontificado de João Paulo II.
Um dos principais teólogos dessa vertente católica, o ex-frei brasileiro Leonardo Boff foi duas vezes punidos por Ratzinger com o “silêncio obsequioso” e ficou mais de dois anos sem poder dar entrevistas, fazer palestras ou publicar livros sobre Teologia da Libertação. Acuado, Boff deixou a batina e hoje está mais ligado a causas do meio ambiente.
Em Manaus, a Teologia da Libertação teve fôlego nos anos 80 a partir da ação do clero progressista ligado, a TL entrou nas pastorais sociais da cidade e ai fez várias pequenas “revoluções”. A Pastoral Indigenista gestou o movimento pela demarcação das Terras Indígenas e na visita de João Paulo II ao Amazonas uma liderança indígena fez o discurso de recepção no Arcebispado.
A Pastoral Operária também estava eivada de conceitos da Teologia da Libertação. Ela foi particularmente importante e freqüente nas grandes greves dos anos 80 no Distrito Industrial, quando as condições de trabalho e o arrocho dos salários eram denunciados nacionalmente em movimentos que fechavam a então bola da Suframa.
Nenhuma pastoral ligada a TL foi tão ativa quanto a Pastoral da Terra. Religiosos como o padre Albano e a irmã Helena pregavam a necessidade do povo se organizar para ter acesso a terra e aí eles foram fortes nos processos de invasões que culminaram com a formação da maioria dos bairros de Manaus.
Fonte: Gospel Prime / A Critica
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Americanos citam versículos bíblicos dando crédito ao Capitão América

A pesquisa foi feita para mostrar como a população tem conseguido superar o trauma gerado pelos ataques de 11 de setembro.

A American Bible Society realizou uma pesquisa que revelou que 63% dos americanos dizem incorretamente que um versículo de 2 Coríntios foi dito por Martin Luther King Junior, pelo ex-presidente George W. Bush e até mesmo pelo super-herói americano, Capitão América.
O texto em questão é o de 2 Coríntios 4:8 que diz: “De todos os lados somos pressionados, mas não desanimados; ficamos perplexos, mas não desesperados”.
A pesquisa ouviu 2572 adultos e foi realizada pela Harris Interactive no início de agosto e tinha como foco principal falar sobre os 10 anos dos ataques terroristas de 11 de setembro.
Sobre isso, 36% disseram que se sentiam mais seguros antes da queda das Torres Gêmeas de Nova York. E apenas 9% dizem que se sentem mais seguros agora.
Para lidar com o trauma, 4% disseram que conseguiram superar com serviço de aconselhamento profissional e 16% disse que contam com a Bíblia para conseguir lidar com situações traumáticas.
Mas a grande maioria, 82% dizem que confiam em outra coisa além da Bílbia para poder superar esse trauma, e 6% dizem que não confiam em nada.
“Apesar de ter passado 10 anos desde os ataques contra os EUA, muitos de nós ainda lembramos das imagens e das emoções daquele dia”, disse Geof Morin, diretor de comunicação da ABS, por meio de um comunicado.

Conforto através da Bíblia

Para ajudar a população com conforto para momentos de medo, a ABS e o Exército da Salvação estão criando a  Bíblia Freedom, uma versão contemporânea inglês das escrituras que destaca mais de 3.500 versículos que abordam temas como liberdade, medo, raiva, sofrimento, perda e outras questões que os americanos foram forçados a lidar depois do 11 de setembro.
“A bíblia – e não políticos, heróis de quadrinhos ou ativistas de direitos civis – foi o primeiro a falar sobre como lidar com o trauma e ganhara liberdade”, disse o Comandante do Exército da Salvação, o comissário William Roberts.
Fonte: Gospel Prime / The Christian post
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Após jejuar na cadeia, líder de seita polígama está “em condição crítica”

Warren Jeffs foi preso e condenado a prisão perpétua por abusar sexualmente de menores de idade.

Preso e condenado à prisão perpétua por abusar sexualmente de seguidoras menores de idade, o líder religioso Warren Jeffs passou a fazer greve de fome e em consequência disto, está em “condição crítica mas estável”, após ser hospitalizado na segunda-feira segundo informa o site da BBC.
O porta-voz do líder religioso polígamo disse em nota que ele vinha limitando a ingestão de alimentos e líquidos há algum tempo. Ele também sofria de “outras condições médicas sérias”.
Jeffs é o líder da Igreja Fundamentalista de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, uma cisão da Igreja dos Mórmons, quando esta abandonou a prática da poligamia.
A seita tem cerca de 10 mil seguidores e tem como premissa a crença de que para ir ao céu, homens precisam se casar com pelo menos três mulheres, enquanto elas precisam ser subservientes ao marido.
Durante o julgamento, a promotoria apresentou amostras de DNA provando que Jeffs era o pai de uma criança cuja mãe tinha apenas 15 anos à época do nascimento. Outra prova, uma gravação em áudio, foi usada na Justiça como mostrar que Jeffs havia estuprado uma menina de 12 anos.
A promotoria disse que o líder religioso passou anos viajando pelos Estados Unidos e evitando a prisão, até ser incluído na lista dos dez mais procurados do FBI.
Jeffs foi transferido da penitenciária em Huntsville, no Texas, para a prisão Powledge, no mesmo Estado, na semana passada.
O religioso também teve de receber cuidados médicos após jejuar durante outras passagens em presídios americanos, nos estados do Arizona e Utah.
Fonte: Gospel Prime / BBC
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Ratinho e SBT são condenados a indenizar pastor de igreja gay por chama-lo de “viado”


O Tribunal de Justiça de São Paulo confirmou a condenação do apresentador Carlos Roberto Massa, o Ratinho, e do SBT ao pagamento de indenização por dano moral no valor de R$ 150 mil. A quantia deverá ser paga a Victor Ricardo Soto Orellana, pastor e fundador da Igreja Acalanto — Ministério Outras Ovelhas. A congregação é frequentada, entre outras pessoas, por homossexuais e foi vítima de chacota e tratamento chulo e depreciativo pelo apresentador do programa do SBT.
A decisão é da 4ª Câmara de Direito Privado. Ao se manifestar sobre o valor da condenação, os desembargadores entenderam que ele não merecia reparos diante do poder econômico dos réus e para servir a sua finalidade punitiva, reparadora e educativa. De acordo com o relator do recurso, desembargador Fábio Quadros, é inegável o exercício abusivo da liberdade de informação praticada pelo SBT e pelo apresentador Carlos Massa.
O desembargador Fábio Quadros esclareceu que não foi a referência genérica à homossexualidade dos membros e fiéis da Igreja Acalanto ou mesmo o tratamento de “gays” que caracterizaram a ofensa. Até porque, segundo o relator, o termo designativo de preferência sexual é usado regularmente pelo pastor e pelos fiéis.
“O que se caracterizou como ilícito foi o escárnio, o teor depreciativo da matéria que se referiu nominalmente ao autor, afastando-se os réus [Ratinho e SBT] do verdadeiro propósito de bem informar”, destacou o desembargador Fábio Quadros.
O apresentador, ao divulgar imagens feitas com câmera escondida, mostrando o culto, nos dias 2 e 5 de maio de 2003, disse que a igreja era para gays, homossexuais e fez diversos comentários “jocosos” sobre os frequentadores e o local. Ratinho disse que a igreja era de “viadinhos”, de “viados” e quando se referiu a outras sedes da congregação afirmou que não tinha filial, mas “viadal”.
A emissora e o apresentador alegaram que houve apenas a exibição das imagens da igreja, que está em local público. O apresentador também argumentou que agiu no exercício de sua profissão, que não houve intenção de ofender ninguém e, por isso, o pedido é excessivo, abusivo e improcedente.
Três desembargadores do Tribunal de Justiça não aceitaram os argumentos apresentados pelas defesas. De acordo com o tribunal, até os programas de natureza sensacionalista devem guardar o mínimo de respeito à dignidade da pessoa humana, pois a liberdade de imprensa, conquistada a alto preço, não pode ser motivo para violação imotivada e injustificada de princípios da Constituição Federal.
Em primeira instância, o juiz Guilherme Santini Teodoro, da 4ª Vara Cívil de São Paulo, já havia qualificado as atitudes de Ratinho de uma “postura jocosa, desrespeitosa, depreciativa e pejorativa” ao abordar em seu programa a comunidade gay.
Fonte: G+
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Após perder madrugadas para Valdemiro Santiago, Pastor Silas Malafaia pode ter programas às tardes


Ao que tudo indica o Pastor Silas Malafaia pode dar a volta por cima após o revés que sofreu na Band. O líder da Igreja Vitória em Cristo havia perdido um de seus principais horários na TV, as madrugadas da emissora, após o Apóstolo Valdemiro Santiago oferecer mais que o dobro do valor pago atualmente para poder pegar o horário do pastor e exibir a programação da Igreja Mundial do Poder de Deus.
O Pastor Silas Malafaia pode ter o Programa Vitória em Cristo sendo exibido na faixa das 15 horas da Band, onde a audiência é bem maior do que o horário anterior durante a madrugada. A proposta foi oferecida pela própria direção da Band que gostaria de manter o Pastor Silas na programação, ambas as partes possuem uma relação boa.
A proposta ainda não está fechada, mas a negociação acontece. Os valores, apesar de não divulgados, estariam sendo o principal empecilho para a assinatura do contrato.
O Pastor Silas Malafaia já possui um horário ao meio-dia na Band, além de exibições de seu programa nas emissoras CNT, Boas Novas e Rede TV!. Seu sonho é um dia ter um programa na TV Globo.
Fonte: Gospel+
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Apresentador mórmon diz que o furacão Irene é “uma benção de Deus”

Ele reafirmou os ensinamentos da igreja sobre estocar alimentos para suportar esses desastres naturais.

De acordo com o apresentador mórmon Glenn Beck, o furacão Irene que atingiu a costa leste dos Estados Unidos seria “uma bênção de Deus” aos americanos, isso porque ele incentivaria as pessoas a estocar alimentos e assim se preparar para enfrentar os desastres naturais.
Essas palavras foram ditas na sexta-feira, 26, durante seu programa de rádio. “Quantas advertências [de Deus] você acha que vai obter? Quantos avisos você acha que merece? Este furacão que se aproxima confirma o que eu sempre digo para que armazene comida, para que esteja preparado”.
De acordo com uma orientação do fundador da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, Joseph Smith (1805-1844), cada fiel da igreja tem que estocar uma quantidade de comida que seja suficiente para alimentar a família por um ano, em caso de desastre natural.
Na última semana além do furacão a região leste dos Estados Unidos também foi abalada por um terremoto. Nesta segunda-feira, 29, os jornais informam que o furacão perdeu força ao chegar em Nova York, sendo registrado apenas como uma tempestade tropical, mesmo assim nos outros estados por ele passou ele deixou um rastro de destruição e ao menos 20 mortos.
Fonte: Gospel Prime / Paulopes
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Viagem de Edir Macedo e vice-presidente da Record inquieta funcionários da emissora

Há quem diga que o objetivo da viagem surpresa é promover mudanças na grade de programação e na diretoria.

O bispo Edir Macedo viajou na semana passada com o vice-presidente artístico da Record, Honorilton Gonçalves, juntamente com outros bispos e obreiros graduados da Igreja Universal do Reino de Deus, fato que deixou os funcionários inquietos pois o motivo da viagem pode ser promover mudanças na emissora, tanto na programação quanto em seu organograma.
A viagem foi marcada logo após Macedo encerrar o seu “jejum de informação”. O religioso instou os fieis a ficar entre os dias 1º e 21 de agosto sem ter nenhum contato com mídia: jornal, rádios, TVs e internet.
Alguns site chegaram  dizer que Gonçalves pode ser demitido do cargo, mesmo sendo o responsável pelo plano “A Caminho das Liderança”, o diretor artístico tem sido cobrado por líderes da IURD pela  estagnação do canal no Ibope, e agora pela queda da audiência. Há também quem critique o nível da programação, principalmente o reality “A Fazenda”.
O local da viagem também não foi informado. Procuradas pela reportagem da F5, as assessorias da Universal e da Record não comentaram o assunto. Não há previsão de quando a comitiva retornará ao Brasil.
Fonte: Gospel Prime / F5
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Um cristão pode praticar MMA? Pastores e teólogos debatem sobre o tema

Mesmo sem ter um versículo bíblico proibindo a prática, a maioria condena, dizendo que o vale-tudo não condiz com os princípios do cristianismo.

O MMA (Artes marciais mistas) é hoje uma das modalidades esportivas que mais cresce no mundo e também no Brasil, que por sinal possui os melhores lutadores do esporte. Com o crescimento do MMA, também vieram as criticas a modalidade, que chegou a ser banida de alguns estados nos EUA por ser muito violenta. No final de semana passado, foi realizado no Brasil o maior evento deste esporte, o UFC Rio que lotou o HSBC Arena e foi um sucesso segundo seus organizadores.
Um dos maiores lutadores do UFC é Vitor Belfort, que na maioria de suas lutas agradece a Deus após vitórias e usa o calção com o nome Jesus escrito. Declaradamente cristão, Belfort explicou em recente entrevista a ligação entre a religião e a luta dizendo que o que ele faz no octógono não é uma briga, e sim uma competição.
Além de Vitor que desta vez apenas comentou as lutas, outro atleta cristão estava no UFC, o estreante capixaba Erick Silva, que a exemplo de Belfort, entrou com o nome Jesus escrito no calção e tem como um de seus apoiadores o Senador evangélico Magno Malta.
Diante desta relação, o portal Gospel Prime procurou pastores e teólogos para saber o que eles pensam deste esporte. Um cristão pode praticar tal esporte? É licito ao crente em Jesus assisti-los?
“Eu não vejo embasamento bíblico favorável, mas também não vejo o contrário”, disse o pastor Ariovaldo Júnior, do Manifesto Missões Urbanas. Ele acredita que a prática hoje é mais esportiva e  ”não tem mais nada a ver com os vale-tudo onde havia graça em esmurrar o outro além das condições humanas”.
Biblicamente falando, Ariovaldo Júnior diz que não há menções que condenem o esporte. “Eu gosto do UFC por celebrar um esporte que ainda não tem influências do feminismo. O feminismo determina tudo hoje em dia, até o nosso modelo de ‘cristão ideal’ está mais pra figura de uma mulher do que pra um homem de verdade. A propósito, lutas de diversos tipos foram contemporâneas de Jesus e de Paulo (que viveu inclusive em Roma), porém não vemos nenhuma recomendação contrária à prática esportiva”, diz o pastor do Ministério Sal da Terra em Uberlândia – MG.

Violência e cristianismo

Já o pastor Geremias do Couto, da Assembleia de Deus, considera o esporte inadequado para o cristão. “Respeito quem participa e assiste (a tentação é grande!), mas a violência que o caracteriza conflita com os princípios de vida do Cristianismo. Há outros esportes saudáveis que podem muito bem atender a nossa necessidade de entretenimento e, sobretudo, de cuidados físicos.”
Couto diz que pode sustentar seu posicionamento lembrando de versículos como o de Gálatas 5 que fala sobre a temperança, assim como quando Paulo fala que tudo nos é licito, mas nem tudo nos convém. “Sei que no caso desse esporte não se trata de uma agressão gratuita, por vingança ou por maldade mesmo, mas de qualquer modo é uma forma de agressão consentida. Alguém vai sair arrebentado”, diz o pastor assembleiano.
“Aquilo é selvageria”, disse o teólogo Rodrigo Weronka, ele não concorda que um cristão deva participar ou assistir esse tipo de competição. “Como chamar de esporte um negócio que visa arrebentar o oponente?”, questiona.
Weronka fala sobre a diferença entre esportes perigosos como a Fórmula 1, e esportes “brutos” como ele classifica o MMA. “Uns podem dizer que na F1 o carro pode matar o piloto, mas na F1 o objetivo não é esse. E no vale-tudo, o ‘vale tudo’ é vencer o oponente, massacrando o cara”, disse.
Ele também não utiliza nenhum fundamento bíblico para basear suas convicções, apenas diz que a prática não condiz com os valores passados pela Palavra de Deus. “Não consigo aceitar uma brutalidade como o vale-tudo como esporte ou mesmo como algo para entretenimento cristão. Mas é claro que não tem um verso ‘não lutarás MMA’, isso é uma questão contemporânea. Deduzo pelos parâmetros bíblicos do amor ao próximo que arrebentar a cabeça de um ser humano, criado por Deus, por ‘esporte’ é ridículo”.

Princípios bíblicos

Geremias do Couto também fala que o esporte em questão foge dos princípios bíblicos. “Biblia não trabalha simplesmente com regras. Ela trabalha com princípios, que devem ser aplicados nas mais diferentes circunstâncias. Há muitas outras coisas das quais a Bíblia não fala de forma explícita, mas por causa dos princípios que ela nos oferece podemos fazer bem as nossas escolhas e evitar aquilo que não glorifica a Deus. Paulo escreveu: “Quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus”, 1 Coríntios 10.31. A grande pergunta é: esse esporte glorifica a Deus?”
O mantenedor do portal apologético NAPEC vai mais longe:  ”Pergunte a um cristão se uma tourada é um esporte bacana. Não, dirão em coro! Judiar do pobre animal não é certo. E a caça esportiva? não é certo!. Então seria ético arrebentar outro ser humano numa competição esportiva?”

Vale-tudo na Igreja

Weronka também critica a prática de lutas dentro da igreja, como acontece na Igreja Renascer, que chegou a ser notícia no canal NatGeo (National Geographic) por montar um ringue dentro da igreja e promover a luta como “forma de evangelismo”.
“Uns dizem que o vale-tudo pode ser uma estratégia de evangelismo, então “vale tudo” para ter os jovens ali?” questiona Weronka que não concorda com o fato de uma igreja evangélica apoiar esse tipo de esporte.
“Sob a desculpa pragmática dos ‘fins justificam os meios’ a igreja vai ficando com a cara do mundo. E se a igreja deve ficar assim, prefiro ser um esquisito e manter a ortodoxia bíblica”, critica o teólogo.
Fonte: Gospel Prime
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Justin Bieber agradece a “Deus e a Jesus” e cria debate teológico no Twitter

Muitos acreditam que o cantor está correto, outros criticando dizendo que Eles são a mesma pessoa.

O cantor Justin Bieber gerou uma polêmica no Twitter ao agradecer “a Deus e a Jesus” pelo prêmio recebido no último domingo, 28, o Video Music Awards, organizado pela MTV americana.
“Eu quero agradecer a Deus e a Jesus, porque eu não estaria aqui sem Ele, ele realmente me abençoou”, disse o cantor de 17 anos. Diante dessas palavras vários internautas começaram a discutir sobre Deus e Jesus, palavras que estão entre as mais comentadas do microblog mundial.
Alguns dizem que Justin se confundiu ao agradecer aos dois, pois Deus e Jesus são as mesmas pessoas. “Bieber falho. Deus e Jesus são o mesmo. Apenas um deles está na Terra #celebridade falham”, escreveu um internauta.
Muitos se queixaram dizendo que Deus e Jesus são a mesma pessoa e que Justin deveria saber disso. “Bieber não sabe a diferença entre Deus e Jesus…”, tuitou outro.
Mas muitas outras pessoas resolveram falar da diferença entre um e outro para garantir que o astro teen não estava errado. “Eu estava simplesmente lendo alguns tweets sobre Deus e Jesus e percebi que algumas pessoas pensam que Deus e Jesus são a mesma coisa. Estou chocada”, disse uma usuária cristã.
O debate durou todo o dia, muitas pessoas tentam explicar que Deus e Jesus fazem parte de uma trindade que inclui o Espírito Santo e co-existem como um só.
Fonte: Gospel Prime / The Christian Post
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Pastor cria igreja drive thru e diz que Jesus faria o mesmo


O conceito de Drive Thru hoje em dia muitas vezes é associado apenas a cadeias de lanchonete.
Mas antigamente existiam os cinemas drive thru. As pessoas dirigiam até o local, olhavam para uma tela enorme e ouviam o som do filme numa frequência específica nos rádios do automóvel. A ideia era aliar o conforto e a privacidade do automóvel com uma forma barata de diversão. Com o tempo esse tipo de lugar deixou de existir.
Mas na cidade de Lucas, no Texas, um pastor decidiu ressuscitar o conceito e usá-lo para pregar o evangelho. Nasceu assim o “Sanctuary Under the Sky”. [Santuário a céu aberto] onde o fiel pode estacionar seu carro, pegar um boletim e acompanhar o culto no conforto de seu carro, incluindo o louvor e até a benção após o sermão. A igreja funciona no estacionamento da escola de ensino médio Lovejoy .
Fiéis como Gene Schulle gostaram da iniciativa. “Esta é a primeira vez que usei shorts na igreja”, explica Schulle.
Na verdade, trata-se de um culto “alternativo” promovido pela Igreja Presbiteriana do Mestre que ocorre todos os domingos às 9 da manhã
Dotty Claybrook, que participou do culto disse que o contato com a natureza é muito bom e acrescenta que para adorar a Deus prefere um ambiente mais íntimo – sozinha em seu carro.
O pastor David Ray é o responsável pelo projeto e afirma que essa é a terceira igreja que fundou nesse estilo. “Seu objetivo é atrair pessoas que não estão dispostas a participar de cultos convencionais. Ele afirma que Jesus iria gostar da iniciativa. “Tudo que ele fazia era a céu aberto, sermões inclusive. Dentro de quatro paredes de um templo ele só encontrou problemas”, afirma
Para os que preferem ter contato com outros cristãos, o auditório da escola também é usada para os cultos da igreja presbiteriana às 10h30.
Fonte: Gospel Prime / Diário Gospel

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Morre conceituado tradutor da Bíblia

A Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) manifesta seu imenso pesar pela morte do Eugene A. Nida, ocorrido na quinta-feira, 25 de agosto, em Bruxelas, na Bélgica, aos 96 anos. Grande expoente da tradução da Bíblia no século 20, Nida, por mais de 50 anos – a partir de 1943 –, coordenou o programa de traduções da Sociedade Bíblica Americana. Posteriormente, foi o mentor do programa global de traduções das Sociedades Bíblicas Unidas, além de consultor a serviço dessa organização.

“Vai-se talvez o mais influente tradutor da Bíblia de todos os tempos! Milhões de pessoas tiveram acesso à Palavra de Deus, graças a ele”, ressaltou o diretor executivo da SBB, Rudi Zimmer.

Eugene Nida será lembrado principalmente pela revolução que promoveu no âmbito da tradução bíblica, em meados do século 20. O impacto que isso teve sobre o crescimento e o desenvolvimento da Igreja cristã continua a ser sentido ainda hoje, na medida em que milhões de pessoas em centenas de línguas, em todo o mundo, tiveram acesso à Bíblia graças ao método que ele desenvolveu e disseminou.

Valendo-se de conceitos tirados da Linguística, das Ciências da Comunicação e da Psicologia, além de estudos culturais, Nida desenvolveu um enfoque ou método prático de tradução, que ele chamou de equivalência funcional ou dinâmica. Seu objetivo era tornar a tradução clara e compreensível, sem que perdesse a exatidão. Mas a contribuição dele não se limitou à tradução da Bíblia. Nida influenciou também o campo da Ciência da Tradução, que teve origem em sua época. Ele é visto como o homem que deu o pontapé inicial, que levaria ao desenvolvimento dessa disciplina.

Por meio de numerosos livros, artigos e inúmeras palestras, Nida pôde ajudar estudiosos, tradutores e especialistas a encontrar novas formas de comunicar-se de forma eficaz. Seus livros Toward a Science of Translating (Com Vistas a uma Ciência da Tradução), de 1964, e Theory and Practice of Translation (Teoria e Prática da Tradução), de 1969, foram traduzidos para várias línguas e, ainda hoje, são ferramentas essenciais para tradutores da Bíblia. Devido ao seu trabalho acadêmico, sua influência ultrapassou o campo da tradução bíblica influenciando a área da tradução como um todo.

Nida cursou a Universidade da Califórnia, Los Angeles (UCLA), formando-se em 1936, tendo o Grego como área de concentração e o Latim como área complementar. Obteve uma das mais altas avaliações na história dessa universidade. No verão que se seguiu à sua formatura, Nida se preparou para começar um trabalho missionário de cunho linguístico com a organização que se tornaria o “Summer Institute of Linguistics” (Sociedade Internacional de Linguística – SIL). Um pouco mais tarde, começou a trabalhar com a língua Taramuhara, no México. No entanto, por problemas de saúde teve de retornar à Califórnia. No período do verão, continuava a treinar tradutores para SIL. Ao mesmo tempo, deu início a seus estudos de pós-graduação, concluindo o mestrado em Grego do Novo Testamento, em 1939, na Universidade do Sul da Califórnia, e o doutorado em Linguística, na Universidade de Michigan, em 1943.

Parceria duradoura Em 1943, passou a trabalhar para a Sociedade Bíblica Americana. Não demorou muito para começar um intenso programa de viagens para ajudar tradutores da Bíblia em todas as partes do mundo. No Brasil, acompanhou o trabalho de revisão da tradução de Almeida, que culminou na publicação da Almeida Revista e Atualizada. Aos poucos, foi desenvolvendo o método da equivalência funcional. Nida se comunicava com extraordinária facilidade e conseguiu mostrar a tradutores, com os mais variados níveis de formação, como poderiam usar o método de tradução que ele desenvolveu. As traduções que resultaram disso eram ao mesmo tempo exatas, do ponto de vista exegético, e compreensíveis para o leitor.

Seu método fez com que a Bíblia se tornasse disponível e acessível numa escala nunca antes vista. Isto vale tanto para línguas da Ásia, África e América Latina, para as quais a Bíblia nunca antes havia sido traduzida, bem como para o inglês e outras línguas mais conhecidas, que já têm uma longa história de tradução bíblica. Exemplos disso são a “Good News Translation”, a “Contemporary English Version”, bem como a Nova Tradução na Linguagem de Hoje. Mas outras traduções, como a Nova Versão Internacional e a Nova Bíblia de Jerusalém, também revelam influência do tradutor.

Quando, em 1946, várias Sociedades Bíblicas locais decidiram trabalhar em conjunto e formar as Sociedades Bíblicas Unidas (UBS), Nida se fez presente na reunião em que essa organização foi fundada e, posteriormente, se encarregou de formatar os projetos de tradução dessa nova organização.

Nida sabia que os tradutores da Bíblia precisavam ter acesso às melhores edições dos textos originais e foi assim que tomou a dianteira em projetos tanto para o Novo Testamento Grego quanto para a Bíblia Hebraica. Disso resultou a publicação de O Novo Testamento Grego das Sociedades Bíblicas Unidas – hoje na quarta edição revisada, com uma edição em português publicada no Brasil –, que é a edição mais usada por estudiosos e tradutores em nossos dias, bem como o desenvolvimento do Hebrew Old Testament Textual Project [Projeto do Texto do Antigo Testamento em Hebraico], que ajuda os tradutores a entender mais de 6 mil problemas textuais relacionados com o texto hebraico.

Ele inovou também no campo da lexicografia, na medida em que desenvolveu uma nova maneira de fazer um dicionário do grego do Novo Testamento. Trata-se do Dicionário Semântico, baseado em domínios ou campos semânticos, que são áreas de significados relacionados entre si. Nesse dicionário aparecem, não as palavras ou os equivalentes de tradução em ordem alfabética, mas os significados, que são agrupados por campos semânticos. Esse dicionário é de imenso valor para os tradutores, na medida em que ajuda a distinguir entre os diferentes significados de uma mesma palavra.

Nida teve seu trabalho reconhecido em várias ocasiões tanto pela Sociedade Linguística Americana (da qual foi presidente em 1968) como pela SBL (Society of Biblical Literature). Recebeu vários títulos de doutor honoris causa bem como outras homenagens de instituições de ensino de todo o mundo.

Seu legado continua através do “Eugene Nida Institute for Biblical Scholarship” da American Bible Society.

Nida foi casado por cinquenta anos com Althea Lucille Sprague Nida, que faleceu em 1993. Algum tempo depois, Nida conheceu a Dra. Elena Fernandez-Miranda, renomada tradutora e intérprete, com quem casou em 1997.


Fonte: Philip C. Stine, com tradução de Vilson Scholz. Philip Stine atuou no Departamento de Traduções da UBS de 1984 a 1998. Antes disso, de 1968 a 1984, havia sido consultor de traduções e coordenador regional da UBS na África.
Notícias Cristãs com informações da SBB

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Marido virgem anula casamento com a mulher grávida


A juíza Sirlei Martins da Costa, da 2ª Vara de Família e Sucessões de Goiânia, julgou procedente o pedido de anulaçãode casamento realizado por um rapaz recém-casado. O autor da ação alega que, embora não mantivesse relações sexuais com a então noiva, descobriu, durante a lua-de-mel, que a esposa estava grávida.
Citada na ação, a esposa contestou a alegação do marido. Durante a audiência, porém, reconheceu os fatos, dizendo que, durante o namoro, era seguidora de uma igreja evangélica. Disse que, com base em sua crença religiosa, convenceu o noivo de que não podia manter relações com ele antes do casamento. Ainda de acordo com a mulher, ela casou-se grávida, mas só descobriu a gravidez durante a lua-de-mel, e assumiu que o marido não podia ser o pai.
Para a juíza, o depoimento pessoal da mulher é prova da existência de um dos requisitos para a anulação do casamento. A juíza determinou a expedição de documentos necessários para que o cartório anule o casamento e condenou a mulherao pagamento das custas e despesas processuais, além dos honorários advocatícios.
Do Padom: Cada coisa, nada que é feito em oculto que não será revelado
Fonte: Conjur / Portal Padom
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...