Junior Miranda

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Rede Record, do Bispo Edir Macedo, quebra tabu e exibe o primeiro beijo gay da tv aberta brasileira

Rede Record, do Bispo Edir Macedo, quebra tabu e exibe o primeiro beijo gay da tv aberta brasileira A Rede Record exibiu um beijo gay pela primeira vez em sua programação. A emissora, no entanto, não esperava pela transmissão de tal cena, que aconteceu durante uma reportagem ao vivo, na Praça da República, em São Paulo
Visite: Gospel +, Noticias Gospel, Videos Gospel, Musica Gospel Enquanto a Globo ainda veta o beijo gay, a Record, emissora ligada à Igreja Universal do Reino de Deus, quebrou acidentalmente esse tabu. Segundo o jornal Agora São Paulo, durante a transmissão ao vivo das festas do aniversário de 457 anos de São Paulo, o “Jornal da Record” exibiu o que pode ser considerado o primeiro beijo entre dois homens em um canal aberto no Brasil.
A cena ocorreu na praça da República, no centro da cidade, atrás do repórter Ogg Ibrahim. A câmera mostrava a animação do público em um show e flagrou dois rapazes se beijando longamente.
Em dezembro, a Globo cortou um beijo gay da série “Clandestinos”. Cena essa que havia sido divulgada com estardalhaço.
Todos os vídeos com o beijo gay foram retirados do Youtube por ordem da Record.

Fonte: Galileo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Descoberta em Israel coloca em xeque a teoria evolucionista

Publicação na Science vai mudar mapa da ocupação do planeta pela espécie humana

Descoberta em Israel coloca em xeque a teoria evolucionista
Uma equipe de cientistas da Universidade de Telaviv descobriu numa gruta em Israel fósseis que parecem ser do homem moderno, mas que estão em camadas de terra com idade entre os 400 e 200 mil anos – mais antigas do que o nascimento dos antepassados diretos do Homem. A descoberta deixou a comunidade científica em alvoroço.

O que é que esta gente estava fazendo lá? Essa é a pergunta que arqueólogos pelo mundo inteiro estão fazendo agora, pois o assunto foi parar na na revista Science e a descoberta vai mudar o mapa da ocupação do planeta pela espécie humana. O que aconteceu - arqueólogos encontrar artefatos humanos fora da África muito antes de os humanos terem saído da África - muda muita coisa na ciência. Eles não precisaram se esforçar muito para perceber que isso não fazia muito sentido. A descoberta muda todo o quadro do processo evolutivo aceito até hoje pela comunidade científica.

É consenso há décadas que o homo sapiens (classificação do homem segundo a teoria evolucionista) surgiu na África há 200 mil anos e saiu do continente para ocupar todos os cantos do mundo há 60 mil. Mas as ferramentas humanas de cortar, furar e raspar (especialmente coisas parecidas com machados) encontradas nos Emirados Árabes têm 125 mil anos. Os donos dos machados poderiam, de fato, ter atravessado o Mar Vermelho com certa facilidade, molhando apenas as canelas. O mar estava, dizem os climatologistas, bem mais seco na época, tendo várias regiões rasas.

Os livros didáticos, então, terão de alterar seus números nas próximas edições. "O estudo levanta muito mais perguntas que respostas", diz Jeffrey Rose, arqueólogo da Universidade de Birmingham (Reino Unido). Ele fala isso porque ninguém sabe se essa expedição humana pioneira teve sucesso (e então seria razoável imaginar que eles acabaram chegando em regiões como a Índia e até a Austrália) ou se estamos falando apenas de uma meia dúzia de perdidos que se afastaram da África e acabaram morrendo, sem deixar descendentes.

Se a última hipótese for a verdadeira, a resposta para a pergunta que inicia este texto é simples: estavam, sim, desbravando a região, mas acabaram fracassando e não são nossos ancestrais, honra que fica reservada mesmo para grupos que saíram da África milhares de anos depois, como já se imaginava.

Mas é difícil cravar essa conclusão. Primeiro porque o clima da península Arábica, na época, não era desértico: esses pioneiros devem ter encontrado grandes savanas, repletas de grandes animais como gazelas, para a alegria dos bons caçadores. Se a comida era farta, por que eles teriam morrido fácil? A hipótese de guerra também não convence muito: não existem evidências de que outras espécies de hominídeos pudessem oferecer risco.

Os neandertais, por exemplo, viviam bem longe, perto da Europa. Justamente por ser uma região então mais úmida, é difícil acreditar que fósseis humanos de então possam ser encontrados hoje na região, trazendo mais informações sobre o que aconteceu com esse grupo. A umidade do solo não favorece a conservação dos ossos - por isso é difícil encontrar fósseis na Amazônia, por exemplo. Existe uma chance, então, de simplesmente não ser possível saber qual foi o destino daquelas pessoas.

Fonte: CPADNews com informações de AD de Alagoas
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sábado, 29 de janeiro de 2011

Clipe da Banda Catedral é barrado na MTV por ser “gospel demais”

Banda Catedral 250x250 Clipe da Banda Catedral é barrado na MTV por ser “gospel demais”“Se eu fosse adepto de um baseado ou uma figura totalmente estereotipada, certamente teria fácil lugar nesse circo musical de horrores”, desabafa o cantor para os mais 40 mil seguidores no twitter
O clipe da música Tudo Pode Mudar, do mais novo trabalho da Banda Catedral, “Pedra Angular”, foi barrado pela direção do Canal MTV por conter “muito teor gospel”, revelou o líder da Banda, Kim, aos seus mais de 40 mil seguidores no Twitter, na noite desta quinta-feira, 27/1.
A notícia repercutiu negativamente entre os fãs da Banda, que tem 22 anos de carreira e já vendeu mais de 3 milhões de cópias no segmento gospel e secular.
Imediatamente os fãs começaram a questionar, pela internet, o motivo da recusa. Para muitos, a única resposta seria perseguição religiosa. “Preconceito religioso escranchado, num canal onde já fomos indicados três vezes ao maior prêmio deles”, declara Kim.
Para Valmir Santos (25), de São Paulo, a atitude da MTV, além de excludente, é prova de que a programação dessa emissora “é de má qualidade” e vai de encontro ao ideário de união pregado por canais voltados para o público jovem. “Num país liberal/democrático como o Brasil e, principalmente vindo de uma emissora que se diz voltada para a juventude, é muito estranha a atitude, mas está claro que é prova de preconceito religioso”, acredita o estudante de administração.
Para a aluna de psicologia, Katiana Santiago (35, twitter.com/kattyannaa), que acompanha a Banda há 15 anos, a ação da emissora só depõe contra, sendo motivo para não mais prestigiar sua programação. “Não costumo mesmo ver a MTV, mas, agora, além de continuar não assistindo, vou passar a não indicar. Se o canal não aceita uma música que fala de mudança de vida, e outras mensagens positivas, não deve ter muita coisa boa prá se ver mesmo”, ratificou para os seus 1090 seguidores da rede social
Também acompanhando pelo twitter a discussão, a jornalista Larissa Lima (twitter.com/limalaris) ficou curiosa e foi verificar a letra da música. Em seguida ela postou para os seus mais de 200 seguidores: “Eu nem gosto de Catedral. Mas nunca pensei que um canal iria se incomodar com uma letra tão positiva”, escreveu, postando um link para a canção.
Kim, em tom de desabafo, revelou que ficou surpreso com a decisão porque, em anos anteriores, a Banda Catedral foi bastante vista na emissora, especialmente em 2001, quando chegou a ocupar o 1º lugar, e teve mais de oito clipes no Top 20 Brasil e Disk MTV. “Ainda não compreendi, até porque o clipe nada tem de gospel. Ele fala sobre pirataria, drogas, escolhas, ações e reações. É um clipe para ver, parar e pensar”, explicou.
Kim se denomina protestante e membro de uma igreja Presbiteriana no Rio de Janeiro, mas explica que seu trabalho como músico não tem “rótulos”, ou seja, é feito para todos os públicos.
“O que eu acho mais pesado nisso tudo é alguém boicotar frases como ‘Tenha fé em Deus, tenha fé no Amor’, que ‘tudo pode mudar, pra melhor’. “Se eu fosse adepto de um baseado ou uma figura totalmente estereotipada, certamente teria fácil lugar nesse circo musical de horrores”, indigna-se o músico.
O clipe da música censura pela MTV está no link: www.bandacatedral.com.br
por Gevan Oliveira
twitter.com/gevanoliveira
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Eliana Estreia Quadro Gospel no SBT

 A música gospel tomou conta da mídia nos últimos tempos, emissoras como Band, RedeTV!, SBT e até mesmo a Globo, viram que a música gospel dá lucro e ibope.

Na gravadora Sony Music, que começou a contratar artistas gospel no ano passado, a cantora gospel Damares, lidera as vendas da gravadora, e já são mais de 120.000 cópias em apenas um mês do lançamento do CD ‘Diamante’.

Na Som Livre, o Diante do Trono também é um dos que mais vendem, e o albúm mais recente, o CD ‘Aleluia’, já ultrapassou mais de 150.000 cópias vendidas em poucos meses, o albúm foi lançado no final de setembro do ano passado.

A música gospel também garante bons pontos de audiência, já que os evangélicos já somam mais de 55 milhões de pessoas no Brasil, já sendo quase 25% da população.

Segunda a revista Época, se o crescimento continuar neste ritmo, em 2022, 50% da população brasileira será evangélica.

É por isso que o programa Eliana irá estrear o quadro ‘Deus é com ela’, e a primeira convidada será Marina de Oliveira.



Informações AJ Comenta
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Notícias Sobre Ressurreições em Teresópolis Repercutem no Exterior Através de Site Cristão

Sensacionalismo em meio à tragédia: Capa de jornal é alterada para divulgar suposta ressurreição

O Brasil passou recentemente pelo maior desastre natural de sua história. Enquanto centenas de pessoas choram seus mortos e outros milhares ainda precisam de ajuda, boatos que rondam esse tipo de situação surgem a todo momento.

Infelizmente, algumas notícias falsas chegaram também à internet e foram reproduzidas nesta semana no Heling Herald. O site cristão divulgou uma nota sobre a suposta ressurreição de 16 pessoas em Teresópolis. Para piorar, a imagem de capa do jornal Diário de Teresópolis foi manipulada digitalmente para tentar atestar o que foi chamado de “sinal divino”.

Propriedade de membros da igreja Bethel, na Califórnia, o site cristão se diz especializado em relatar curas e milagres. Eis um trecho da matéria que, segundo o Hearling Herald, teria sido extraída do jornal Diário de Teresópolis:

Uma enfermeira está liderando uma equipe de missionários formada por médicos e enfermeiros no Brasil. Eles saíram em 13 de janeiro e ficarão por lá até o dia 28 de janeiro. No dia 12 houve grandes enchentes no Brasil e mais de 600 pessoas morreram. Eles não viajaram por esse motivo, mas estavam lá quando tudo aconteceu.

Apenas uma pessoa da equipe já havia experimentado o poder do Espírito Santo em milagres! Ela pediu a amigos para que orassem, e eles atenderam.


Um amigo enviou-lhe um curto e-mail no dia 13, com uma palavra pequena, e ela conta como a equipe foi abençoada por aquilo. Na noite seguinte, o mesmo amigo lhe enviou outro e-mail. A enfermeira disse que quando leu o e-mail para sua equipe na capela, no sábado (15/1) pela manhã, todos os membros da equipe caíram sob o poder de Deus. Elas ficam incapazes de se mover por mais de uma hora, enquanto alguém relia o e-mail sem parar. Depois, o Espírito Santo lhes disse para ir ao necrotério orar pelos mortos e eles obedeceram imediatamente. [...]

Eis a transcrição da suposta notícia do jornal brasileiro, segundo o Healing Herald:

CALEME, Teresópolis, Brasil – As pessoas do bairro do Caleme testemunharam sábado (5/1), corpos ressuscitados dentre os mortos na rua. Outros 10 corpos do necrotério foram trazidos de volta à vida. Uma mulher que morreu afogada também voltou a viver. As pessoas em Caleme informaram que cinco homens estrangeiros se aproximaram dos corpos e gritaram: “Levante-se [sic] e vivam em nome de Jesus”. Os corpos começaram a tremer, se levantaram, caminharam e agora todos estão vivos.

Os outros que voltaram à vida estavam no necrotério desde quarta-feira. As pessoas têm falado com os ressuscitados, que ainda estão fracos, mas que foram capazes de relatar: “Eu estava em um lugar escuro, com muitas pessoas chorando, gritando. Eu estava dormindo? Agora eu estou vivo! “. “Eu sei que estava morta. Eu estava em um lugar escuro, feio. Não sei o que aconteceu, mas estou de volta à vida. Deus está vivo”. As famílias desses mortos agora comemoram com muita alegria. Há esperança no bairro Caleme desde sábado.
Sediado em Terosópolis, o site Badarts publicou uma denúncia repudiando a falsa notícia. Depois de receber email contestando os fatos apresentados, desde ontem o site da igreja americana exibe um alerta de que a notícia “pode não ser verdadeira”, mas diz confiar em suas fontes. Deixa ainda explícito na nota que acreditar ou não no milagre é uma escolha do leitor.
Infelizmente, parte da chamada “imprensa cristã” não checa as fontes e divulga fatos que não podem ser comprovados. Apelar para a fé e supostamente defender a “ação de Deus” em casos como esse é uma manipulação da notícia e dos leitores. Esse tipo de notícia se espalha rapidamente na internet e foi reproduzida como fatual em vários sites e divulgada no Twitter AQUI (reprodução abaixo). Não é a primeira vez que esse tipo de coisa acontece, como já noticiamos AQUI.



Fonte: O Galileu com informações de Pavanews, com informações de Healing Herald e Badarts
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Pastor Paschoal Piragine é o novo presidente da Convenção Batista Brasileira

Piragine ganhou notoriedade ao expressar voto contrário ao PT

Pastor Paschoal Piragine é o novo presidente da Convenção Batista Brasileira
O pastor da 1ª Igreja Batista de Curitiba (PR) desde o dia 20 de agosto de 1988, Paschoal Piragine Junior, foi eleito na manhã desta segunda-feira (24), em Niterói (RJ), presidente da Convenção Batista Brasileira (CBB).

Esta é a segunda vez que o pastor chega à presidência da CBB, posição que já ocupou no ano de 2007. Ele recebeu 637 votos dos convencionais no segundo turno da eleição, em disputa com o pastor Vanderlei Batista Marins, que recebeu 250 votos.

Doutor em Ministérios pela Faculdade Teológica Sul Americana, de Londrina (PR), o pastor Paschoal Piragine Júnior é casado com a irmã Cleusa Piragine, e é pai do pastor Michel Ferreira Piragine.

Além disso, o novo presidente da CBB, que foi eleito em uma Assembleia com 1596 mensageiros inscritos, é autor de vários livros, como “Orações que Deus gostaria de ouvir”,“ Doenças da Família Moderna” e “A escalada da fé”.

Piragine ganhou notoriedade ao expressar, inclusive em vídeo grandemente propagado no Youtube, voto contrário ao Partido dos Trabalhadores (PT) que defende o aborto.

Fonte: CPAD News
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sábado, 22 de janeiro de 2011

Eyshila grava participação no programa Raul Gil

A cantora Eyshila gravou nesta quinta-feira (20) participação no Programa Raul Gil, que pela primeira vez realizou o 'Jogo do Banquinho' apenas com cantores gospel. O programa vai no ar no sábado dia 29/01, a partir das 14h15.
O apresentador Raul Gil, pioneiro em abrir espaço para a música evangélica em rede nacional, falou da importância e do seu respeito pelo segmento na abertura do quadro. "O Sr. Raul tem sido usado por Deus para abrir portas e ajudar a pregar o evangelho", compartilha Eyshila. A cantora, aliás, foi a primeira a ser chamada ao palco pelo apresentador e interpretou 'Espírito Santo', que faz parte do CD Nada Pode Calar um Adorador, seu mais recente trabalho pela MK Music. "Foi muito bom, divertido. Momentos preciosos de comunhão", afirma Eyshila, que participou do quadro ao lado de André Valadão, Chris Durán, Mara Maravilha e Gabriela Rocha. Mas, quem ganhou... Só assistindo ao programa para descobrir.
Fonte: Gospel Noticias
Via: Gospel Channel
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

70 Cristãos Presos no Irã por Causa de Reavivamento

De acordo com a agência Voz da América, um funcionário iraniano acusa grupos evangélicos protestantes de provocar uma invasão cultural no país
Os iranianos têm tramado medidas contra os cristãos de origem muçulmana. Mais de 70 cristãos foram presos desde o Natal e as autoridades iranianas têm invadido as igrejas domiciliares.

O presidente da Portas Abertas nos Estados Unidos, Carl Moeller, disse que iranianos estão vindo para Cristo em grande número, e que está ocorrendo um reavivamento na igreja perseguida. “O governo está profundamente preocupado com este movimento, que tem alcançando um número significativo de iranianos. É mais uma evidência de que este reavivamento esteja ocorrendo”.

Moeller disse que as ameaças vieram de líderes religiosos do alto escalão. “O aiatolá do país, Ali Khamenei, apelou ao Estado islâmico para acabar com o movimento da igreja doméstica, devido ao impacto que ela está promovendo na sociedade”.

Segundo Moeller, “este tipo de perseguição veio quando o Estado buscou aumentar a pressão sobre as igrejas domésticas. As prisões destes 70 crentes é parte dessa ofensiva.”

Moeller questiona o que isso significa para o futuro. “Como ela está crescendo, faz com que a oposição cada vez mais persiga por parte dos extremistas para procurar acabar com o cristianismo no país. Mas este é um movimento pelo Espírito Santo que não pode derrotar.”

Moeller pede oração. “Ore para que os cristãos no Irã consigam ser livres do governo, da tortura e da possível execução.”

Pedidos de oração:

• Ore para que os cristãos permaneçam firmes e fortes durante os interrogatórios que são submetidos.

• Ore para que Cristo seja glorificado através de seu sofrimento.

• Ore para que haja um fim rápido para essa provação.

Fonte: O Galileu com Informações de Missão Portas Abertas
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Nova Miss Estados Unidos dá testemunho de fé

Teresa Scanlan 250x187 Nova Miss Estados Unidos dá testemunho de féDias antes de ganhar o título de Miss Estados Unidos, a jovem de 17 anos, Teresa Scanlan, disse que estar em concursos de beleza tem fortalecido a sua fé em Cristo.
A menina vinda de Nebraska, educada por seus pais em casa, foi coroada no sábado passado, num hotel de Las Vegas.
“Me dei conta de que posso ver a mão de Deus operando, e posso perceber o Seu tempo perfeito e entender o Seu plano”, confirma Scanlan. “Para mim, foi muito tranquilizador saber que tudo está debaixo do Seu controle”.
Scanlan, que venceu outras 52 concorrentes para chegar à coroa, planeja estudar direito, tendo em vista uma carreira política após o seu reinado de um ano. A jovem disse que a bolsa de estudos de 50 mil dólares ajudará a pagar sua matrícula na escola de direito Patrick Henry College.
“Quero estar aí, segura de defender o que é correto, defender a integridade e a honestidade”, disse aos repórteres depois de ser coroada.
“Neste ponto, os advogados e os políticos são depreciados e têm uma reputação terrível por serem gananciosos e famintos por poder”, acrescentou Scanlan. “E eu creio, realmente, que é importante para as pessoas terem seu coração e sua mente no lugar adequado para entrar nessas posições”.
Scanlan foi educada em casa durante um grande período de sua vida, após foi à escola pública secundária.
Ela tem seis irmãos e disse que seus pais a animaram a entrar em concursos como uma forma de pagar por sua educação.

Fonte: CBN
Tradução: Gospel Prime
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Site gay declara: “Grupos contrários ao casamento gay podem espernear à vontade, de nada adiantará”

Casamento Gay 250x166 Site gay declara: Grupos contrários ao casamento gay podem espernear à vontade, de nada adiantará
No Supremo Tribunal Federal, órgão máximo do poder judiciário brasileiro, tramita, quase que sigilosamente, um processo levado pelo governador do Rio de Janeiro, Sergio Cabral, que solicita a legalização judicial de casamento entre homossexuais. O pedido do governador foi feito em 2008, quando solicitou a aprovação para que os direitos dados aos casais heterossexuais (pensão, auxílio moradia, previdência…) fossem os mesmos para os homossexuais. Mas ao que tudo indica, Sergio Cabral sabia da repercussão da decisão a ser tomada: em caso de aprovação, TODOS os brasileiros teriam acesso ao recurso e solicitariam sem nenhum empecilho em todo o território nacional. A chance de ser aprovado, segundo informações correntes, é enorme.

O PROCESSO

O processo está será respondido pelo ministro Carlos Ayres Britto – o relator -, que está finalizando a sua justificativa de 32 páginas sobre o assunto, enquanto está de férias. Ela será apresentada aos ministros do Supremo em fevereiro e, de acordo com a informação que está a circular, ele será favorável ao casamento gay. Caso isso ocorra, a sua justificativa apresentará os motivos de tal decisão.
Os ministros, que lerão a justificativa de Carlos Ayres Britto, votarão para que seja decidido, ou não, o casamento no país. O ministro e relator do processo, quando perguntado sobre o assunto, declarou: “É um caso em que não tenho prognóstico. Quem sabe teremos uma bela surpresa?”
Deve-se levar em consideração que os processos que já circularam pelo país, em especial nos estados do Rio Grande do Sul, São Paulo e Mato Grosso do Sul, e permitiram que casais homossexuais se casassem serão colocados diante da decisão a ser tomada.
“Se a tese do casamento gay for consagrada, pega todo mundo”, disse Carlos Ayres Britto.
A Advocacia Geral da União, estruturada pela presidência, encaminhou um parecer ao STF defendendo ser, o governo, favorável ao reconhecimento da união entre pessoas do mesmo sexo.

DECLARAÇÃO

Quanto ao posicionamento dos movimentos pró-GLS, o site MIX Brasil, favorável ao casamento homossexual, declara energicamente:
“Vale lembrar, ainda, que o Supremo Tribunal Federal não cede à pressão de nenhuma corrente pública – nem de evangélicos, nem de católicos, nem de grupos gays. As decisões da Corte são técnicas e constitucionais. Isso significa que os grupos contrários ao casamento gay podem espernear à vontade, de nada adiantará.”

Fonte: Gospel Prime
Baseado em artigo de MIX Brasil.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Obama segue à procura de uma igreja para congregar

4449771578 69c99ec974 250x190 Obama segue à procura de uma igreja para congregar
A família Obama ainda não encontrou uma igreja do seu agrado, depois de estar vivendo há dois anos em Washington. O inquilino da Casa Branca assistiu a sermões em seis congregações diferentes, a maioria delas afro-americanas, mas nenhuma o convenceu a convertê-las em seu lar espiritual.
A última aparição do presidente estadounidense e de sua família foi no domingo passado na Metropolitan African Methodist Episcopal Church, situada a poucos quarteirões da Casa Branca. A congregação foi o lugar no qual decidiram presenciar por ocasião da celebração do dia de homenagem a Martin Luther King, uma festa de repercussão nacional nos Estados Unidos.
A congregação se esforçou para fazer os Obama se sentirem como em casa e, ao final do sermão, se uniu para cantar “parabéns pra você” a Michelle, a primeira-dama, que no dia seguinte completaria 47 anos.
A esposa do pastor da congregação, a reverenda Marie Braxton, disse olhando à primeira-dama: “Seria algo incrível se te unisses à nossa igreja, e eu seria tua pastora, e tua amiga. E senhor presidente, encontraríamos algo para você fazer também”.
Durante mais de duas horas, a família presidencial participou de forma ativa na cerimônia, cantando, passando o objeto de recolhimento das doações, e escutando com atenção as notícias da congregação. Embora tenham se acomodado na Metropolitan, a secretaria de imprensa reiterou, depois do culto, que a “política espiritual” dos Obama não havia mudado.
“A primeira-família esteve encantada de visitar muitas congregações na região de Washington, e continuará orando em igrejas dos arredores da cidade”, declarou Kevin Lewis, porta-voz da Casa Branca a uma equipe de imprensa local. “Seguramente, anunciaremos quando eles tiverem tomado a decisão sobre uma igreja própria”.
Há um ano, o presidente realizou um discurso na Vermont Avenue Baptist Church, a igreja na qual Martin Luther King havia pregado durante o período do movimento pelos direitos civis dos afro-americanos. Obama também assistiu às celebrações em outras duas igrejas históricas da comunidade afro-americana, a Allen Chapel African Methodist Episcopalian Church e a 19th Street Baptist Church.
Além disso, o presidente também visitou em numerosas ocasiões a Evergreen Chapel, em seu retiro de Camp David, e a Saint George Church, do outro lado da praça Lafayette, situada em frente à Casa Branca.
As aparições de Obama, em diversas igrejas, têm sido seguidas de perto pelos meios de comunicação depois que, em 2008, rompera com a Trinity United Church of Christ por causa do escândalo que provocou a publicação na imprensa de alguns dos discursos inflamados de seu pastor, o reverendo Jeremiah Wright.
O fato de que Obama não tenha encontrado um lar espiritual, e não assista com regularidade às reuniões, pode haver influenciado na confusão que reina entre um importante setor da opinião pública com respeito a sua fé religiosa, porque nos estudos muitos afirmam não saber se ele é cristão e uma minoria acredita que ele seja muçulmano.

Fonte: Noticia Cristiana
Tradução e Edição: Gospel Prime
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

União gay, aborto e cotas raciais vão à pauta do STF

Ao retornar das férias, em fevereiro, os ministros do Supremo Tribunal Federal vão se debruçar sobre um lote de processos polêmicos.

No gozo dos últimos dias de descanso, o decano do Supremo, Celso de Mello, falou à CRTV -uma 'WebTV' que opera em Tatuí (SP), cidade natal do ministro.

A certa altura, Celso de Mello listou os três temas que considera mais espinhosos: união civil entre homossexuais, aborto e cotas universitárias.

Segundo ele, “um dos primeiros casos a ser julgados é o da união civil homossexual, a união civil gay”.

O caso teve origem numa ação movida pelo governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB). Deu entrada no STF em março de 2008.

No texto, Cabral anota que o Código Civil brasileiro reconhece como legítima a união estável entre casais heterossexuais.

Pede ao Supremo que estenda o mesmo regime jurídico aos servidores do Estado que vivem em “união homoafetiva”.

O relator do processo é o ministro Carlos Ayres Britto. Prevê-se que dará razão a Cabral, igualando heterossexuais e homessexuais em direitos.

Chamado a opinar, o Ministério Público manifestou-se em julho de 2009. O parecer leva a assinatura da vice-procuradora-geral Deborah Duprat.

Ela dá razão a Cabral: “A negativa do caráter familiar à união entre parceiros do mesmo sexo representa uma violência simbólica contra os homossexuais...”

Duprat pede que a decisão do STF não se restrinja ao âmbito do Rio. Reivindica que o tribunal dê ao pedido “caráter nacional”.

Pede que os ministros declarem a “obrigatoriedade do reconhecimento, como entidade familiar, da união entre pessoas do mesmo sexo...”

“...Desde que atendidos os mesmos requisitos exigidos para a constituição da união estável entre homem e mulher”.

Por precaução, a Procuradoria da República ajuizou, ela própria, uma ação sobre o mesmo tema.

Apenas para “assegurar que a eventual conclusão de procedência do pedido [de Cabral] assuma foro nacional”.

Vai à pauta também, segundo Celso de Mello, “outro tema talvez mais delicado ainda, que envolve a questão do aborto”.

O processo trata do “problema da antecipação terapêutica do parto”. Celso de Mello esmiuçou:

“Nós vamos dizer se a mulher tem ou não o direito de praticar esta antecipação terapêutica de parto, que nada mais é do que eufemismo para aborto...”

“...Na hipótese de um feto ser portador de anencefalia, vale dizer não ter cérebro ou ter desenvolvimento muito rudimentar do tecido cerebral”.

Neste caso, o relator é o ministro Marco Aurélio de Mello. A autora da ação é a CNTS (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde). Foi ajuizada em 2004.

Celso de Mello incluiu ainda no rol dos processos polêmicos com julgamento previsto para 2011 ações que tratam de cotas universitárias (raciais e sociais).

Há dois processos sobre o tema, ambos submetidos à relatoria do ministro Ricardo Lewandowski.

Num, o DEM questiona a consticucionalidade do sistema de cotas raciais implantado na UnB (Universidade de Brasília).

Noutro, o estudante Giovane Pasqualito Fialho contesta a reserva de vagas para alunos egressos do ensino público na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Giovane foi ao STF depois de ter sido reprovado num vestibular da universidade gaúcha. Obteve pontuação superior à de candidatos beneficiados pela cota social.

Nessas duas ações, o parecer do Ministério Público opinou a favor das cotas raciais e sociais. Considera que os dois sistemas não afrontam a Constituição.

Em manifestações sobre o caso, Lewandowski esquivou-se de revelar pistas sobre o teor do voto que levará ao plenário.

Disse, porém, que a deicsão que vier a ser tomada pelo Supremo terá de ser observada por todas as universidades brasileiras.

Fonte: Folha Gospel
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Jesus como Herói de Metralhadora em Punho é Censurado pela Apple. Veja o Vídeo!

Apple censura game para iPhone com Jesus guerrilheiro. Protagonista do jogo tem poder de ressuscitar

Um jogo em que Jesus Cristo, com uma metralhadora e poderes divinos, deve salvar a humanidade foi censurado pela política da empresa de Steve Jobs, Apple. O gráfico de Moral Decay (Decadência Moral em português) remete aos games dos anos 80 e foi construído exclusivamente para iPhone, iPod, iPod touch e iPad.

Segundo informações do G1, o criador Tim Omernick teve de mudar o jogo cinco vezes, e só consegui aprovação da Apple após diminuir as referências a Jesus. Ele já havia trabalhado como engenheiro de software para a empresa entre 2005 e 2008 e hoje se arrepende de ter feito unicamente para uma plataforma controlada. Foram três meses de trabalho.

O jogo, com um nível alto de dificuldade, traz Jesus Cristo musculoso com calças e botas de militar e é vendido por US$ 2 na Itunes Store. O messias, no jogo, come pizza e pode ressucitar. O herói pode ainda ir até a lua enfrentar o Diabo em uma batalha antológica. O criador estuda lançar o game para Android, Playstation e Xbox neste ano.

Veja o Vídeo:



Fonte: O Galileu Com informações ClicRBS / Diário / Sol
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Katy Perry Critica Madonna por Usar Símbolos Bíblicos em Shows

Katy Perry continua a defender que não leva a bem quando brincam com a sua religião. Cristã assumida, a cantora norte-americana criticou Madonna pelos atos de "blasfêmia" nos seus concertos e voltou a puxar as orelhas ao marido, Russell Brand por fazer piadas com o assunto
A cantora Katy Perry criticou de forma severa alguns artistas que usam referências bíblicas para ter um efeito dramático em seus shows. Segundo informações do jornal The Sun, a artista, que é filha de pastores, não gostou nem um pouco de ver Madonna crucificada nos palcos da turnê Confessions Tour, em 2006.

“Espiritualidade é uma coisa muito importante para mim e não gosto quando as pessoas usam isso levianamente. Eu não entendo como existem artistas que usam isso, como Madonna que se pôs em uma cruz para cantar”, afirmou a bela ao tabloide britânico.

Perry pediu também ao marido, o comediante Russell Brand, para ele atenuar as piadas com referência a bíblia em suas apresentações. “Ele está tentando diminuir porque sabe que sou muito sensível com esse assunto”, declarou ela ao jornal.



Fonte: O Galileu Com informações Vírgula / Blitz.PT
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Senadora eleita Martha Suplicy (PT) quer desarquivar a Lei da Mordaça Gay

A senadora eleita Martha Suplicy (PT-SP) pretende pedir o desarquivamento do projeto de lei que criminaliza a homofobia (PLC 122/06). A informação foi confirmada pela própria parlamentar no Twitter.
O Regimento Interno do Senado estabelece que todas as propostas em tramitação há mais de duas legislaturas serão imediatamente arquivadas. Dessa forma, terão o arquivo como destino todas as matérias apresentadas em 2006, último ano completo dos trabalhos da 52ª legislatura, e dos anos anteriores.
Para o arquivamento das matérias não é considerada a relevância do tema, mas a antiguidade da proposição. As matérias arquivadas, entretanto, ainda poderão tramitar por mais uma legislatura, caso requerimento apoiado por um terço dos senadores (27) seja apresentado até 60 dias após o inicio do ano legislativo.
O pedido deverá ser aprovado em Plenário. O desarquivamento só pode ocorrer uma vez. Caso contrário, o projeto será arquivado definitivamente. A 54ª Legislatura terá início no próximo dia 1º, com a posse dos senadores eleitos em outubro de 2010.
Polêmica
Ao longo de sua tramitação, o PLC 122/06 provocou acirrados debates entre os defensores da proposta, como a senadora Fátima Cleide (PT-RO), que não se reelegeu em 2010, e aqueles parlamentares contrários à matéria, a exemplo do senador Magno Malta (PR-ES), para quem a aprovação do projeto criará “o império da homossexualidade” no Brasil.

Netinho, Martha e Mercadante pedindo voto na Assembléia de Deus
em época de eleição (2010)
Fonte: O Verbo / Senado Federal
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

"Surpreendente", Assim foi definida a noite de Consagração do Cd "Minha Gratidão" de Junior Miranda e Banda AF.



  Neste ultimo domingo 16 de janeiro 2011, foi celebrado na Igreja Pentecostal Missão da Fé - Sede Mundial o culto de consagração do Cd "Minha Gratidão" - Junior miranda e banda AF.
  Com 10 canções inéditas compostas por Junior Miranda, Vocalista e lider do Ministério AF, Elias, Alexandre, Nicolau e Jr. Miranda em uma noite muito abençoada por Deus e com a presença de varios Pastores dentre eles Missº Valmir Gonsalves e Prª Luana (Ig. Justo Juizo de Deus), Pr Davi (Assembléia de Deus) Prª Ana e Pr. Claudio (Missão da Fé - GO) dentre outros, juntamente com o Rev. Paulo Miranda e a congregação consagraram o Cd ao Senhor Jesus.
  O Grupo apresentou 07 canções em versão acustica a igreja como: Eu quero mais de ti, Minha Promessa, e a musica que intitulou o Cd "Minha Gratidão".



 
Em breve mais noticias no site da banda:
http://www.bandaamorfraternal.com/



Confira uma das musicas:


Fonte: Assessoria de comunicação do Ministerio Junior Miranda
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Conheça a Igreja-Bar. Orações e Estudos Bíblicos Regados a Muitos Canecos de Chopp, Veja Vídeo

Canecos de chopp embalam orações e leitura da Bíblia na igreja-bar

Considerando que o primeiro milagre de Jesus foi transformar água em vinho, ninguém pode reprovar uma igreja cujo encontro dos fiéis se realiza em um bar e as orações e a leituras da Bíblia são feitas ao lado de um caneco de chopp gelado.

Essa é uma das explicações que o barman e estudante de teologia Chris Fletcher dá por ter fundado a igreja-bar em Two Harbors (Minnesota, EUA). Os cultos são realizados no pub Dunnigan's North Shore.

Ele reconhece que o nome igreja-bar soa como uma provocação, mas diz que o seu propósito foi unir dois tipos de pessoas normamente distantes entre si: quem frequenta a igreja e evita o bar e quem prefere o bar a um culto religioso.
“Existe certa tensão [entre os fiéis da igreja-bar ], mas essa é uma maneira de juntar esses dois mundos.”

Betsy Nelson, atendente do pub e uma espécie de auxiliar dos cultos, diz que se sentiu atraída pela igreja-bar porque ali se sente mais cristã. Afirma que não dá para “ser uma luz para o mundo”, a exemplo de Jesus, quando se está dentro de uma igreja, ao lado de pessoas que já estão convertidas.

Bill Carlstrom, um fiel, disse que a igreja-bar “é muito mais confortável”.

Para Betsy, o importante é que as pessoas se sintam bem em um encontro de orações e que ninguém deve julgá-las pelo que são. “Mudá-las, se for o caso, é o trabalho de Deus, não o nosso.”

Conheça a Igreja Vineyard que funciona em um bar nos EUA





Fonte: O Galileu Com informações Paulopes / AP / northbrooklynvineyard.org
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Aposentadoria depois do púlpito

Previdência para pastores ainda é negligenciada no Brasil, mas igrejas começam a pensar mais seriamente no assunto.

Seguridade social, no Brasil, é tema dos mais espinhosos. Abalado por prejuízos que se acumulam ano a ano, fraudes monumentais e desigualdades que privilegiam um pequeno grupo de aquinhoados em detrimento de milhões de segurados que vivem à míngua, o sistema previdenciário nacional caminha para o colapso. Previsões mais pessimistas apontam que, por volta da década de 20 deste século, o equilíbrio atuarial, hoje mantido graças a generosos aportes do Tesouro Nacional, irá definitivamente para o espaço. Não haverá mais como garantir o pagamento dos benefícios que até lá serão concedidos, já que o número de trabalhadores ativos será semelhante ao de aposentados e pensionistas. O rombo, tanto no setor público – onde está o maior déficit – quanto no privado, já se aproxima dos R$ 50 bi anuais.

Diante das perspectivas sombrias, o trabalhador não tem muito para onde correr. No Brasil, todo empregado formal (ou seja, aquele que tem carteira profissional assinada ou está vinculado por lei ao serviço público) desconta, em média, 11% de sua renda mensal para a Previdência Social. É o chamado sistema contributivo, onde todos destinam parte do que ganham para a formação de um fundo a ser repartido. Os trabalhadores da iniciativa privada recolhem para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), enquanto que os funcionários públicos têm sistemas próprios. Como a conta não fecha e os benefícios, em média, são pequenos, quem tem condições adere aos chamados fundos de previdência facultativos, a fim de garantir uma renda extra na inatividade. Ainda é coisa para poucos – dos segurados do INSS, 70% recebem apenas um salário mínimo por mês. Por isso, a imagem clássica do aposentado de chinelos, pescando com os netos na beira da praia ou regando plantas no jardim, corresponde cada vez menos à realidade. É crescente o número de idosos que precisam trabalhar até a morte para garantir a sobrevivência.

Se a situação já é difícil para quem está vinculado compulsoriamente à Seguridade Social, pior fica para os trabalhadores do mercado informal ou aqueles que exercem atividades que não geram vínculo empregatício. Nesta categoria estão incluídos pastores, missionários e obreiros evangélicos, cuja relação com igrejas e ministérios não é regida pelas leis trabalhistas (ver quadro). Embora o Ministério do Trabalho considere o ofício de ministro religioso como uma ocupação, não existe posição fechada na Justiça especializada, e os trabalhadores da fé, via de regra, não têm qualquer garantia de que seus direitos serão respeitados. Eles transitam numa espécie de limbo jurídico, onde não existe a relação patrão-empregado. E isso, para efeitos previdenciários, pode ser um desastre. É comum encontrar religiosos em fim de carreira dependendo da ajuda familiar ou da caridade alheia para sobreviver. Um fim lamentável para muita gente que, à semelhança do apóstolo Paulo, combateu o bom combate, completou a carreira e guardou a fé.

Um exemplo de como o assunto é negligenciado no país é a situação do pastor Valdebam Alves de Almeida. Aos 50 anos de idade, ele vive com a mulher e os três filhos em Santa Teresinha, no agreste de Pernambuco, a 450 quilômetros da capital, Recife. Com dezenove anos de ministério, ele recebe seu sustento da Igreja O Brasil para Cristo, a serviço da qual implanta templos no interior. Homem de fé, tem feito um belo trabalho para o Reino de Deus – mas, em relação às coisas deste mundo, parece totalmente desinformado. “Nunca pensei nesse negócio de aposentadoria, não tenho a menor ideia de como seja”, responde, ao ser indagado sobre previdência. Segundo Valdebam, sua igreja nunca tocou neste assunto com ele. “Nestes rincões, não importa qual seja a denominação, isso não é sequer comentado nas igrejas”, diz.

Penúria

A bem da verdade, o pastor não está totalmente desamparado. Há dois anos, quando sua mulher teve um câncer no útero, a igreja levou-a para São Paulo, custeando todos os exames e a cirurgia. Mas, em relação ao futuro, Valdebam demonstra não saber o que vai acontecer com ele e sua família, quando não puder mais exercer o ministério. Com simplicidade, o obreiro aproveita a ligação do repórter para perguntar: “Será que o irmão sabe me dizer quando eu me aposento?”. Ele diz temer encerrar seus dias como o pastor Zacarias Salvador, célebre evangelista do sertão, que morreu há alguns anos na pobreza absoluta. Durante anos e anos, Zacarias semeou igrejas em localidades ainda virgens para o Evangelho, como Piancó, Teixeira e Olho D’Água. Além de pregar, ele punha literalmente a mão na massa. Segundo Valdebam, o homem participava da construção dos templos e ainda visitava as viúvas e os doentes ativamente. “Mas o fim da vida dele foi muito triste”, lamenta. “Infelizmente, tenho visto irmãos terminarem o ministério em pé de miséria”, preocupa-se.

CRISTIANISMO HOJE não obteve retorno da Igreja O Brasil para Cristo na solicitação de informações sobre a previdência de seus pastores. Na maioria dos casos, a questão é negociada entre o ministro e sua igreja local, mas várias denominações têm montado estruturas próprias ou firmado parcerias com empresas especializadas, a fim de fornecer aposentadorias e pensões a seu pessoal (ver abaixo). Mas, embora semelhantes, os termos previdência e providência, inclusive a divina, nem sempre combinam, ainda mais quando o pastor não procura garantir alguns direitos ao longo da vida. “Jamais pensei em aposentadoria na velhice, nem exigi nada de igreja nenhuma que liderei”, reconhece o evangelista Clério Boechat de Oliveira, de 97 anos. O passado missionário, quando percorria a região de Maricá (RJ) em lombo de burro anunciando a Palavra de Deus, não lhe rendeu nada material além de uma aposentadoria por velhice, de um salário mínimo, ou 510 reais – o piso nacional da Previdência.

Para conseguir mais que isso, Clério teria que ter contribuído para o INSS de maneira mais efetiva, o que não aconteceu. “Eu confiava só no Senhor”, conta o ancião, que afastou-se dos púlpitos quando a saúde lhe faltou. “Ele era apaixonado por missões, vivia para a pregação do Evangelho”, diz a filha Clícia, técnica de enfermagem e dona da casa onde hoje o pastor reside com a mulher, Pearl White, de 88 anos. Segundo ela, é a família que não os deixa passar fome. “Graças a Deus, eu e meus irmãos podemos ampará-los”, revela. “Mas minha mãe já sofreu cinco derrames e dois enfartes. Como seria se eles tivessem de comprar remédios, pagar médicos, além de comida e moradia, com o que ganham?”, indaga. “O abandono é uma dura realidade”, constata.

“O apoio a obreiros na terceira idade em nosso país é muito frágil, para não dizer negligente”, concorda o pastor Pedro Luis da Silva, da Igreja Batista Independente Sertaneja. Como diretor do Seminário da Juventude Evangélica da Paraíba (Juvep), ele percorre o Nordeste desenvolvendo seu trabalho missionário e encontra casos chocantes. “Às vezes, o próprio pastor não dá importância à questão. Noutros casos, falta planejamento das igrejas”, avalia Pedro, cuja contribuição previdenciária é paga pela entidade que dirige.

Previdência complementar
No contexto urbano, onde há mais acesso à informação, a situação é diferente. Pastores de igrejas de médio e grande porte contam com o incentivo de suas organizações para que planejem devidamente sua carreira. Mesmo assim, é preciso haver controle. Na Igreja Missionária Evangélica Maranata, do Rio de Janeiro, a direção responsabiliza-se pelo recolhimento ao INSS. “A primeira coisa que fiz quando assumi a presidência administrativa do ministério foi tirar os carnês das mãos dos pastores”, diz a pastora Claudete Brito. “Como não há desconto fixado em folha, eles acabavam decidindo quando e quanto pagar, e não o faziam com regularidade”.

Segundo ela, o problema nas igrejas aumenta porque os pastores muitas vezes são negligentes consigo mesmos. Na Maranata, um contador contratado é responsável pelo setor. A estratégia se mostrou tão acertada que a igreja decidiu se encarregar ainda do pagamento dos planos de saúde de seus pastores e das respectivas famílias. Os dois valores não são debitados da remuneração. “O objetivo é que nossos obreiros possam se aposentar pelo teto previdenciário”. Hoje, este valor é de aproximadamente R$ 3,5 mil. “Toda essa preocupação se fez necessária devido às tristes experiências que, infelizmente, vemos todos os dias com pastores, missionários e suas viúvas também”, encerra Claudete.

Já a Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) optou, há 15 anos, pelo estabelecimento de um fundo próprio de pensão. O IPBPrevi, firmado em parceria com o Banco do Brasil, funcionava em sistema de repartição: o pastor pagava um terço da contribuição, a igreja local, outro tanto, e o Supremo Concílio da denominação complementava o recolhimento. O sistema foi mantido até o ano passado, quando a Comissão de Previdência, Saúde e Seguridade (CPSS) da IPB – entidade cujo objetivo é instituir e acompanhar o desempenho de planos de complementação de aposentadoria voltados aos pastores e funcionários da igreja – resolveu migrar para outra instituição previdenciária, o Banco Icatu, após uma licitação com dez outras empresas. O relator da CPSS, pastor Antônio de Oliveira Júnior, explica que a mudança visou a adequar o produto às necessidades dos segurados: “Fizemos uma avaliação do plano antigo e vimos no mercado que era melhor mudar de imediato para outro que tivesse um desenho mais rentável”.

Acontece que o modelo anterior perdeu a capacidade de, ao contrário do que foi prometido na época de sua contratação, garantir um benefício previamente estipulado. O pastor projetava um valor que gostaria de receber no futuro, e a contribuição levava em conta esta simulação, assim como a idade do segurado. O rompimento do contrato provocou polêmica entre a liderança da igreja. “Houve quem manifestasse sua indignação publicamente, como foi o caso do ex-presidente do Supremo Concílio, o reverendo Guilhermino Cunha”, conta uma fonte que pede para não ser identificada para evitar atritos com a cúpula da denominação. Foi justamente na gestão do atual pastor da Catedral Presbiteriana do Rio de Janeiro que o IPBPrevi foi instalado.

Guilhermino nega que tenha se aborrecido com a mudança: “A prova de que me comprometi e acreditei desde o início é que sou o beneficiário nº 001”, diz. “Quando foi feito, o plano era excelente, mas recentemente não era mais um bom negócio”, admite. Ele conta que, ao contrário de colegas que migraram para o Icatu em novas condições, preferiu liquidar seu plano, que teria fim em 2011, e receber o capital investido todo esse tempo. Só que o valor, de R$ 85 mil, sofreu tributação fiscal. Resultado: o pastor, que desejava investir em imóveis, amargou prejuízo.

Na Assembleia de Deus, 2010 também promete ser de mudanças na área previdenciária. A Convenção Geral da denominação (CGADB) anuncia para este ano o lançamento de um plano de aposentadoria complementar para seus mais de 35 mil filiados. “Até agora, não temos nenhum sistema de aposentadoria, apenas um caixa beneficente que, em alguns casos, complementa o benefício”, informa o pastor Cyro Mello, secretário-adjunto da CGADB. Contudo, ele alega que obreiros inativos em situação de penúria são coisa do passado na Assembleia de Deus. “Hoje, se houver algum caso, embora eu desconheça, pode ocorrer por ignorância nas regiões mais remotas. Mas conscientizar a igreja dessa necessidade tem sido uma luta nossa”, diz o pastor. De acordo com ele, sempre fez parte das atribuições das convenções regionais ou estaduais orientar as congregações no sentido de negociar diretamente a cobertura previdenciária com seus pastores, a maioria dos quais são segurados do INSS como autônomos.

Planejamento

O pastor presbiteriano Isaías de Souza Maciel, presidente da Ordem dos Ministros Evangélicos do Brasil (Omeb), defende que todo líder religioso procure se informar e tomar as providências no sentido de se prevenir não só em relação ao futuro, mas também diante de fatalidades – como nos casos de invalidez permanente ou de morte, nos quais a Previdência Social ampara o trabalhador e suas famílias. “Não me refiro apenas aos pastores, mas também aos zeladores e toda a equipe de trabalho das congregações”, destaca Maciel. Para ele, é preciso superar certos constrangimentos. “Até pastores experientes ficam melindrados em tratar disso com suas congregações. Mas essa é uma atitude perigosa, que o desvaloriza e que poderá ter um desdobramento terrível”, alerta. O dirigente da Omeb, entidade que congrega cerca de 15 mil religiosos em todo o país, diz que é preciso compartilhar responsabilidades. “A conta deve ser dividida entre os obreiros e as igrejas. Temos visto inúmeros casos de homens de Deus totalmente desamparados na velhice”, lamenta o líder.

Para o pastor Lélio Barros, hoje com 88 anos, a solução foi um bom planejamento de vida. Sentindo-se chamado pelo Senhor para o evangelismo, ele manteve uma dupla jornada durante muitos anos: além das tarefas espirituais, dedicava-se ao seu escritório de contabilidade. “Demorei para assumir o ministério porque temia pelo meu futuro”, diz ele, que prestou serviços a empresas de grande porte sem abrir mão da obra de Deus. “Por causa disso, nunca pastoreei igrejas grandes. Estive à frente de dezenas de trabalhos, mas quando chegávamos à marca de 150 membros, eu sentia no coração o desejo de investir em outra congregação, menor ou mesmo inexistente”, conta Lélio, que hoje mora com a mulher num apartamento próprio na Zona Sul de Niterói (RJ). “Minha decisão de ter continuado trabalhando como contador hoje me proporciona uma aposentadoria tranquila.”

Na forma da lei
O Ministério do Trabalho define que são ministros de confissão religiosa aqueles que, entre outras atividades, “realizam liturgias, celebrações, cultos e ritos, pesquisam a doutrina e transmitem ensinamentos religiosos”, além de praticar “vida contemplativa e meditativa”. A natureza de tais atribuições, bem como o tipo de vínculo que os liga a suas organizações eclesiásticas, faz com que o trabalho religioso, no Brasil, não seja regulamentado como as profissões seculares. Segundo o artigo 12 no da Lei 8.212/91, eles também são contribuintes obrigatórios, individuais, do sistema de Previdência oficial – mas não há vinculo do pastor, para fins previdenciários, com a igreja. Ou seja, se a congregação quiser assumir o ônus das contribuições, deverá fazê-lo por mera liberalidade, sem obrigação legal.

A Instrução Normativa n° 3, de 14 de julho de 2005, define que a contribuição social previdenciária do ministro de confissão religiosa deve ser de 20% sobre o valor declarado, observados os limites mínimo e máximo do salário de contribuição. Outro ponto importante: não existe incompatibilidade entre o recebimento de benefícios da Previdência oficial, mantida pelo INSS, e de planos privados. Assim, as duas contribuições podem ser feitas simultaneamente, proporcionando no futuro duplo benefício. Pode-se ainda optar pela aquisição de um seguro de vida. Neste caso, com mensalidades relativamente baixas, é possível garantir uma boa cobertura ao cônjuge sobrevivente ou aos filhos. Mas atenção – geralmente, o benefício só é pago na ocorrência de morte acidental do titular.

Prevendo o futuro
De modo geral, as igrejas evangélicas promovem o recolhimento de seus pastores junto à Previdência oficial, com ou sem desconto no salário, ou estabelecem que cada um contribua através do chamado carnê de autônomo. Mas algumas denominações têm planos próprios ou estabelecem convênios com empresas especializadas em previdência privada:

Convenção Batista Brasileira (CBB) – Cada congregação é autônoma para definir a questão com seu pastor. Há igrejas que assumem o compromisso de fazer os recolhimentos junto à Previdência Social, incorporando-os ao pacote de remuneração. Outras entendem que é obrigação de cada ministro contribuir com o valor que quiser sobre seus rendimentos. Ultimamente, muitos ministros batistas têm sido contemplados pelas congregações que lideram com planos de previdência privada, a fim de complementar o que receberão do INSS.

Igreja Congregacional – De acordo com o pastor Ivo Lídio Köhn, presidente da União das Igrejas Evangélicas Congregacionais do Brasil (UIECB), são os pastores que pagam a sua contribuição ao INSS como contribuintes autônomos. Os obreiros mais jovens, diz ele, estão sendo orientados a ingressar também num plano de previdência privada. A UIECB mantém um seguro para o pastor e sua família, que gera um pecúlio em caso de morte do titular. Em relação a obreiros inativos e viúvas de pastores, Köhn diz que a denominação tem procurado ampará-los na medida das possibilidades.

Assembleia de Deus – A principal convenção da denominação, com cerca de 35 mil filiados, anuncia para este ano a instituição de uma previdência complementar a seus ministros, em parceria com uma empresa privada. As igrejas locais negociam diretamente a cobertura previdenciária com seus pastores.

Igreja do Evangelho Quadrangular (IEQ) – Todos os pastores, ao ingressar no ministério em tempo integral, são orientados a manter em dia o carnê do INSS. No caso dos obreiros que também atuam no mercado de trabalho secular, a Quadrangular os estimula a fazer contribuições autônomas, caso o recolhimento feito por suas empresas não atinja o teto estabelecido pela Previdência oficial.

Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) –No início, a previdência dos pastores luteranos no Brasil estava vinculada a caixas de aposentadoria da Alemanha, sede da denominação. Em 1916, surgiu a Caixa de Aposentadoria e Pensões dos Pastores (CAPP), mais tarde substituído pelo Fundo Especial de Ressarcimento e Amparo Pecuniário. Desde 1993, a IECLB mantém o Luterprev – Entidade Luterana de Previdência Privada.

Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) – Há 15 anos, oferece planos de previdência complementar a seus pastores. Os custos são divididos entre o titular, a igreja local e o Supremo Concílio da denominação. O objetivo é complementar a renda que cada um receberá do INSS na inatividade.

Fonte: Cristianismo Hoje
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Uma vida salva pela Palavra de Deus: Jovem tenta suicídio mas desiste após conversa com pastor

Uma vida salva pela palavra de Deus. Foi essa a explicação dada pelo homem que conseguiu convencer o jovem Diego Silva, de 25 anos, conhecido como “Magrão”, a não se jogar do alto da caixa d´água da Cosanpa, localizada na José Bonifácio, bairro do Guamá, em Belém.
O pastor João Furtado Filho, da Igreja Evangélica Quadrangular, passava pelo local bem na hora que o homem tentava pular. “Eu resolvi pedir para subir. Eu tinha certeza de que a palavra de Deus iria convencê-lo. Como se Deus dissesse para mim que uma vida não ia ser ceifada. E foi o que aconteceu”.
O rapaz trabalha como flanelinha nas proximidades do cemitério de Santa Isabel e, no começo da tarde de ontem, por volta das 14h, foi ao prédio da Cosanpa, conseguiu pular a grade sem que os funcionários da segurança o vissem, subiu as escadas, esperou alguns minutos e passou para o outro lado do parapeito.
Como a rua é bastante movimentada, populares perceberam que tinha um homem tentando se jogar e acionaram o Ciop. “Quando nós chegamos, o rapaz estava bastante transtornado. Parecia ter consumido algum tipo de droga. Falava na mãe, no pai e sobre alguns problemas que tinha com a família. Pedia apoio para os problemas. A palavra do pastor também foi decisiva para que ele não pulasse”, contou o 2º tenente Natanael, do Corpo de Bombeiros.
Uma multidão se aglomerou nos arredores da caixa d`água. Alguns instigavam o rapaz com palavras de “incentivo” negativo, enquanto vizinhos e colegas flanelinhas pediam para que ele desistisse. Às 15h30 “Magrão” resolveu dar a mão ao pastor e desistir de pôr fim à própria vida. De lá foi levado por uma viatura do Corpo de Bombeiros para o hospital de clínicas Gaspar Viana, no qual passou por uma avaliação psicológica e foi medicado.
Segundo o flanelinha Jonatan Bezerra Souza, o amigo já estava há alguns dias agindo de forma estranha. “Ele tava triste e cabisbaixo. Só falou que estava com muitos problemas e que a vida estava sem significado. Ele também é usuário de drogas. Eu nunca pensei que ele tivesse coragem de fazer uma coisa dessas”.

Fonte: O Verbo / Diário On-line / Gospel Prime
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Setenta cristãos presos no Irã

Iranianos vão para Cristo em grande número, o que tem preocupado o Governo

Setenta cristãos presos no Irã
Os iranianos têm tramado medidas contra os cristãos de origem muçulmana. Mais de 70 cristãos foram presos desde o Natal e as autoridades iranianas têm invadido as igrejas domiciliares. De acordo com a Voz da América, um funcionário iraniano acusa grupos evangélicos protestantes de provocar uma invasão cultural no país.

O presidente da Portas Abertas nos EUA, Carl Moeller, disse que iranianos estão vindo para Cristo em grande número, e que está ocorrendo um reavivamento na igreja perseguida. "O governo está profundamente preocupado com este movimento, que tem alcançando um número significativo de iranianos. É mais uma evidência de que este reavivamento esteja ocorrendo".

Moeller disse que as ameaças vieram de líderes religiosos do alto escalão. "O aiatolá do país, Ali Khamenei, apelou ao Estado islâmico para acabar com o movimento da igreja doméstica, devido ao impacto que ela está promovendo na sociedade".

Segundo Moeller, "este tipo de perseguição veio quando o Estado buscou aumentar a pressão sobre as igrejas domésticas. As prisões destes 70 crentes é parte dessa ofensiva."

Moeller questiona o que isso significa para o futuro. "Como ela está crescendo, faz com que a oposição cada vez mais persiga por parte dos extremistas para procurar acabar com o cristianismo no país. Mas este é um movimento pelo Espírito Santo que não pode derrotar."

Moeller pede oração. “Ore para que os cristãos no Irã consigam ser livres do governo, da tortura e da possível execução."
 

Fonte: MNN/Redação CPADNews
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Grupo pró-vida organiza boicote a ´financiadores´ do aborto

Pelo menos 274 empresas se comprometeram a deixar de colaborar com instituição pró-aborto

Grupo pró-vida organiza boicote a ´financiadores´ do aborto
A Life International está pedindo aos viajantes que apóiam a marcha pró-vida que evitem restaurantes, hotéis e companhias aéreas que dão fundos monetários para a “Planned Parenthood” (em português, “Paternidade Planejada”) - organização que provê recursos para a realização de abortos.

Em março de 2011, o diretor de comunicações da Life Internetional irá para Washington, DC, a fim de orientar os participantes e mostrar seu apoio ao nascimento.

"Estamos solicitando que as pessoas pró-vida que irão participar da Marcha pela Vida boicotem as cadeias de hotéis e restaurantes que se recusam a acabar com o financiamento corporativo para Planned Parenthood", Garvey disse em um comunicado.

Marriott, Hilton, Four Seasons, Kimpton e Starwood estão entre as cadeias de hotéis que pedem aos caminhantes do pró-vida que se afastem. A lista de restaurantes inclui Joe's Crab Shack, Bahama Breeze, Red Lobster, Olive Garden, Longhorn Steakhouse e Hooters. Ele também advertiu a viajar pela companhia Southwest Airlines.

"Esta é uma maneira simples para cada pessoa a favor da vida fazer algo concreto pelo movimento contra o aborto", Garvey disse.

A organização afirma que obteve de pelo menos 274 empresas o comprometimento de que elas deixarão de financiar a Planned Parenthood.

Este “boicote” custou à Planned Parenthood mais de $ 40 milhões desde o início do projeto em 1992.

"O boicote foi uma das estratégias mais eficazes para a história do movimento. Isso graças às pessoas que entendem que a forma como gastam o dinheiro que Deus confiou a elas é importante tanto do ponto de vista estratégico, como moral e ético", compartilhou Garvey.

A Marcha pela Vida, marcada para o dia 24 de janeiro, deve atrair dezenas de milhares de pessoas para o evento que durará três dias. Além da marcha, os participantes irão convergir para uma conferência com médicos e advogados e para uma pequena reunião em Lafayette Park, em frente à Casa Branca. Tudo culminará com o jantar e palestra da deputada Michele Bachmann (R-Minn.).

Garvey elogiou os esforços dos participantes pró- vida e reconheceu que alguns deles já tinham feito suas reservas em um hotel que está na lista de boicote. Mas ele já os encorajou a deixar bem claro para a gestão do local que eles não vão voltar, a não ser que as mudanças de contribuição ocorram.

Fonte: Christian Post / Redação CPAD News
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Homofobia Volta à Tona: No BBB, Transexual Beija Rapaz e Coloca Globo na Mira da Polêmica

Beijo entre transexual e rapaz no BBB levanta a questão sobre implicações legais

 Logo no início de cada edição do reality show "Big Brother Brasil", um dos assuntos mais comentados é a formação dos primeiros casais dentro da casa. Nesta 11ª temporada da atração não foi diferente. Mas desta vez uma informação sobre o passado de uma das participantes pode esquentar ainda mais a discussão. Na noite de quarta, o clima de paquera tomou conta de Ariadna e Diogo, que até trocaram um selinho.

A questão é que Ariadna fez a cirurgia de mudança de sexo há dois anos na Tailândia. Apesar de ter mudado seus documentos para o nome feminino e, sob o ponto de vista da Justiça, ser uma mulher, sua relação com Diogo pode ser alvo de preconceito dentro e fora da casa.

Além disso, o fato de nenhum dos participantes saber desse detalhe da vida da participante pode gerar reações inesperadas dos confinados. "Depende do que consta do contrato assinado por eles com a emissora, mas essa situação dá brecha para que Diogo questione judicialmente a Globo sobre a omissão de fato relevante da vida de Ariadna aos outros participantes, caso seja alvo de chacota e preconceito por ter se envolvido com ela", diz Adriana Galvão, presidente do Comitê da Diversidade Sexual e Combate à Homofobia da Ordem dos Advogados de São Paulo.

Por outro lado, a advogada faz questão de frisar que a mudança de sexo é algo que faz parte da vida íntima de Ariadna e, por isso, fica a critério dela falar sobre isso com os outros participantes. "Ela não é obrigada a andar com uma placa no pescoço que informe as pessoas sobre seu passado."

Diante dessa polêmica, a advogada acredita que essa situação pode revelar como as pessoas lidam com a diversidade sexual. "Isso pode mostrar até que ponto as pessoas são homofóbicas ou não."

Até o fechamento desta edição, a emissora não atendeu ao pedido de esclarecimento sobre ter ou não contrato assinado pelos participantes do "BBB 11" que inclui alguma cláusula relacionada a danos morais que exima a emissora de qualquer responsabilidade sobre as consequências de eventuais problemas de preconceito que os participantes venham sofrer

Juiz defende que situação é criada para gerar controvérsia

Para o juiz Guilherme Madeira Dezem, especializado em casos de mudança de identidade entre transexuais, a omissão por parte da emissora sobre a transexualidade de Ariadna é mais um artifício do programa para gerar controvérsias entre os participantes. "Seria complicado se a própria Globo revelasse isso, mas o motivo é para criar polêmica."

O juiz esclarece ainda que o fato de Ariadna revelar ou não o fato de ter feito a cirurgia de mudança de sexo cabe somente à sua decisão, já que se trata de uma informação sobre sua intimidade. "Costumo comparar isso com a questão da religião. Ninguém sai por aí perguntando qual é a religião de cada um antes de se relacionar."

Para a advogada Adriana Galvão e presidente do comitê de diversidade sexual e combate à homofobia da Ordem dos Advogados de São Paulo, atos como esse podem detonar comportamentos homofóbicos.

--

Mariana Zylberkan

Diário SP / O Galileu
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Menino Sem Pernas Tem Mais de 20 Próteses e Já Treina Para Olimpíadas

Americano de 9 anos nada, corre e joga hóquei, entre outras modalidades de esporte, e participa do maior número possível de competições esportivas

Cody McCasland nasceu com uma rara doença chamada Agenesia Sacral, o que significa que ele não tinha os ossos da tíbia e joelho e, por isso, teve de amputar a parte inferior das duas pernas aos 15 meses. Hoje, aos 9 anos, ele contabiliza mais de 20 pares de próteses, que servem para ele competir em várias modalidades esportivas.

O objetivo do determinado menino é conquistar um ouro paraolímpico um dia. Para chegar lá, ele corre, nada e participa do maior número de eventos esportivos que pode. A história ganhou destaque no jornal britânico Daily Mail.

Enquanto passa o tempo entre as aulas de corrida, natação, futebol, hóquei no gelo, além de outros esportes, o garoto sonha também com uma carreira de médico no futuro. Atualmente, ele é um dos competidores mais rápidos na sua faixa etária. As próteses que usa para correr são semelhantes as do velocista paraolímpico Oscar Pistorius, conhecido por ser quase tão rápido quanto um corredor comum.

A mãe do garoto, Tina McCasland, disse ao jornal que “Cody tem pernas diferentes para ocasiões diferentes. Tem as que ele usa no cotidiano, as específicas para sentar e outras para praticar esportes”. A mulher também contou que o menino é muito rápido e costuma ganhar de crianças mais velhas do que ele. Na natação, não é raro vê-lo bater até mesmo as que não tem nenhuma deficiência. “Ele aprendeu a não deixar a deficiência segurá-lo”, explicou Tina ao jornal britânico.

Para que a confecção das pernas seja perfeita, o garoto precisa ir ao hospital toda semana (até o objeto ficar pronto) e passar quatro horas lá. Isso porque os médicos precisam ter certeza de suas medidas. Entretanto, o esporte preferido de Cody é justamente aquele em que ele não usa o artifício mecânico: a natação. Ele, inclusive, chegou a ganhar várias medalhas de ouro e prata. Depois das aulas na escola, três vezes por semana, ele pratica o esporte em um clube perto de sua casa com crianças sem nenhuma debilidade física.Na próxima Olimpíada Paraolímpica, em 2012, em Londres, Tina espera estar nos estádios junto com o filho, para incentivá-lo ainda mais a perseguir o sonho de uma medalha olímpica. “Tenho certeza de que um dia levarei o ouro numa competição dessas”, afirmou Cody.
E o garoto, desde pequeno, dá sinais de que pode mesmo muito. Um exemplo foi o que aconteceu no dia em que colocou as primeiras próteses, com 17 meses: médicos e pais ficaram chocados, pois ele conseguiu levantar e andar na mesma hora. “Dificilmente alguém se adapta tão rápido. Era como se Cody estivesse apenas esperando a oportunidade de ter pernas novas para que pudesse andar. Ele ficou extramente satisfeito consigo mesmo”, explicou Tina.

Todos os pares de pernas e objetos que Cody precisa são fornecidos por um centro especializado em membros nos Estados Unidos, o Texas Scottish Rite Hospital Children, de graça. “As próteses são muito caras e parecem estar ultrapassadas rapidamente. Temos muita sorte de poder contar com o centro”, afirmou a mãe.

Assista a performance do garoto:





Informações Daily Mail / Crescer  / O Galileu
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Irã Enforca Cinco Pessoas Condenadas por Tráfico de Drogas

No início desde mês, o Irã anunciou ter executado oito pessoas condenadas por tráfico de drogas e outras quatro por sequestro.
O Irã enforcou na quinta-feira cinco pessoas condenadas por tráfico de drogas, informou a agência de notícias oficial Irna.

Elas foram executadas em uma prisão na cidade de Khoramabad, no oeste do país, segundo a agência.

"Elas tinham adquirido e distribuído narcóticos e foram enforcadas após outra corte ter confirmado as sentenças", disse a Irna.

Grupos de direitos humanos criticam o Irã por um dos maiores índices de execução no mundo.

Homicídios, adultério, estupro, assalto à mão armada, tráfico de drogas e a renúncia ao Islã são crimes puníveis com a pena de morte sob a lei islâmica iraniana, imposta desde a revolução de 1979.

No início desde mês, o Irã anunciou ter executado oito pessoas condenadas por tráfico de drogas e outras quatro por sequestro.



Fonte: Reuters / O Galileu
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Frente Parlamentar Evangélica tenta extinguir autorização para homossexuais brasileiras “terem filhos” juntas

Frente Parlamentar Evangélica tenta extinguir autorização para homossexuais brasileiras “terem filhos” juntasO presidente da Frente Parlamentar Evangélica, deputado João Campos (PSDB-GO), quer sustar a recente resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM) que estabelece novas regras para a reprodução assistida. Entre outros pontos, o texto permite que mulheres solteiras e casais homossexuais femininos recorram às técnicas de fertilização em laboratório e prevê o uso de material biológico após a morte do doador. No caso de um casal homossexual masculino, o uso de barriga de aluguel dependerá de autorização dos conselhos regionais de Medicina (CRMs).
Para João Campos, esses temas deveriam ser tratados em lei e não em uma resolução. “Estou providenciando uma proposta de decreto legislativo para suspender os efeitos dessa resolução e recomendei à minha assessoria a possibilidade de alguma medida judicial”, informa Campos.
O deputado aguarda a conclusão de um estudo para saber se a suspensão pode ser obtida por meio de uma ação judicial. A resolução do CFM foi publicada no Diário Oficial da União no último dia 6.

Insegurança jurídica

A advogada Letícia Osório de Azambuja, da Comissão de Bioética da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), defende a normatização de assuntos relacionados à reprodução assistida como forma de garantir a segurança jurídica. Ela ressalta que as leis atuais não são específicas e geram muitas discussões. “E essas discussões acabam caindo no Judiciário”, diz.
Letícia Azambuja lembra que o Congresso Nacional dificilmente aprova leis sobre o tema, principalmente por falta de apoio das bancadas religiosas.
Já o presidente da Frente Evangélica argumenta que a falta de legislação não pode ser atribuída aos debates religiosos. Para ele, os projetos sobre reprodução assistida não se convertem em leis em virtude de argumentos jurídicos, científicos, éticos e de moral. A frente tradicionalmente se opõe a assuntos como aborto e união civil de pessoas do mesmo sexo.

Dado da realidade

Vieira da Cunha: “os tribunais têm reconhecido que a união gay gera efeitos jurídicos independentemente das nossas convicções religiosas”.
O presidente da Comissão de Seguridade Social e Família, deputado Vieira da Cunha (PDT-RS), considera que a bancada evangélica tem todo o direito de sustentar as suas posições e de arguir a ilegalidade da resolução do CFM. Porém, segundo ele, o CFM também agiu no exercício da sua competência, que é a de orientar os médicos e baixar resoluções sobre padrões éticos no exercício da Medicina.
“No que diz respeito à polêmica do casal homossexual se valer da reprodução assistida, os tribunais têm reiteradamente reconhecido a situação de fato criada pela união homossexual, que gera efeitos jurídicos independentemente das nossas convicções religiosas”, ressalta Cunha. “Não podemos desconhecer a realidade, e se ela existe as consequencias têm que ser reguladas no mundo do Direito, independentemente de concordarmos com a união homoafetiva. Portanto, o CFM agiu bem”, conclui o deputado.

Diferenças

A presidente em exercício da Comissão de Direitos Humanos e Minorias, deputada Janete Rocha Pietá (PT-SP), informou que concorda com a resolução do CFM.
Segundo a deputada, a Frente Evangélica está empenhada numa série de ações que têm a homofobia como motivadora fundamental. Ela cita, por exemplo, as críticas feitas por integrantes da frente às cartilhas contra a homofobia nas escolas.
“A frente está muito atuante, mas não concordo com essa postura. Temos de travar neste ano no Parlamento uma discussão sobre o respeito às diferenças”, destaca.
Ela disse respeitar a Frente Evangélica, mas ressaltou a importância de combater todas as formas de preconceito e de lutar por uma sociedade na qual não haja nenhuma forma de discriminação, como determina a Constituição Federal.

Fonte: Gospel+
Com informações da Agência Câmara
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Senado exibe resultado das investigações sobre finanças de televangelistas famosos

Senado exibe resultado das investigações sobre finanças de televangelistas famososEstados Unidos – Uma investigação do Senado sobre os gastos de seis tele-evangelistas foi concluída, na quinta-feira, com uma lista de preocupações e um apelo para a formação de um comitê consultivo federal para garantir que as organizações religiosas cumpram as leis.
Três anos após a divulgação do inquérito, o senador Charles Grassley, membro do ranking da Comissão de Finanças, divulgou uma análise das práticas dos populares ministros da mídia.
Segundo o relatório, apenas dois dos seis ministérios – o Ministério Joyce Meyer e a Igreja World Healing Center de Benny Hinn Healing – cooperaram plenamente com a investigação e até mesmo implantaram reformas financeiras.
“As reformas empreendidas pelo Pastor Hinn e Joyce Meyer são extensas e estão sendo elogiadas,” afirma a análise.
Enquanto isso, os outros quatro ministérios, não forneceram respostas ou forneceram respostas incompletas para as consultas feitas pelo Comitê Financeiro do Senado. Esses grupos incluem Igreja Changes World Church International de Creflo Dollar, a Igreja Batista New Birth Missionary de Eddie Long, o Ministério Kenneth Copeland, e a Igreja Without Walls Internacional Church – anteriormente pastoreada por ambos Randy e Paula White, que estão divorciados. A mega Igreja da Florida está sendo liderada por Paula White.
Apesar da sua falta de cooperação, nenhuma penalidade foi aplicada. Grande parte das informações detalhadas na análise dos ministérios foi obtida através de registros públicos e de terceiros, inclusive de membros. Mas pouco pôde ser confirmado sobre os salários e gastos atuais dos tele-evangelistas.
A investigação foi lançada em 2007, após Grassley receber solicitações de membros do público a revisar os seis ministérios por gastos abastados alegados e eventual abuso do estatuto de organização sem fins lucrativos. Os grupos também foram questionados pelos guardiões do ministério e da mídia.
Depois que a investigação foi divulgada, o escritório Grassley recebeu mais pedidos de pessoas em todo o país, solicitando investigações do congresso para outras Igrejas e organizações religiosas.
“O setor de isenção fiscal é tão amplo que de vez em quando, certas práticas despertam o interesse público,” disse Grassley em uma declaração quinta-feira. “Meu objetivo é ajudar a melhorar a responsabilidade e boa administração, assim os grupos de isenção fiscal mantém a confiança pública nas suas operações.”
Grassley observou que a política de isenção fiscal envolvendo Igrejas e organizações religiosas não tem sido observada pelo Congresso em décadas. E através da investigação, ele pretendia desencadear discussões em torno da transparência e responsabilidade entre todos os tipos de Igrejas e organizações religiosas.
“A matéria da análise prepara um cenário para uma ampla discussão entre as Igrejas e organizações religiosas. Espero ajudar a facilitar o diálogo e promover um ambiente de auto-reforma no seio da comunidade,” disse Grassley.
Enquanto a investigação do Senado recebeu o apoio de alguns grupos cristãos, mas também gerou protestos de outras pessoas, que temiam que o inquérito pudesse entrar indevidamente em questões teológicas.
Os seis tele-evangelistas pregam o que os críticos chamam de “evangelho da prosperidade,” que ensina que a riqueza de alguma forma é um sinal da bênção de Deus.
O Ministério Kenneth Copeland, que forneceu uma resposta insuficiente para o escritório de Grassley, argumentou que o inquérito foi uma violação da liberdade religiosa, uma invasão de privacidade e uma ameaça à separação entre Igreja e estado. O KCM, como o resto dos ministérios visados pela investigação, que manteve o pleno cumprimento de todas as leis.
A revisão de Grassley cita preocupações com a falta de supervisão governamental, independente ou denominacional, especialmente quando as Igrejas “podem chegar ao tamanho das grandes corporações tributáveis, controle numerosos das subsidiários tributáveis e não tributáveis, e conferem benefícios do tamanho de Wall Street aos de seus ministros.”
O relatório detalhou alguns dos ativos e práticas questionáveis de cada um dos ministérios, incluindo membros da família que detém todas as posições-chave e ocupando grande parte da assentos no conselho; generosos subsídios de alojamento que permitam a tele-evangelistas que viverem em casas de milhões de dólares; o uso pessoal de aviões de propriedade Igreja e de compensação aos familiares.
O relatório destacou que a isenção de impostos para as instituições religiosas é um privilégio e não um direito constitucional. Embora eliminar a exceção da Igreja seria mais provável para resistir ao escrutínio constitucional, relatório afirma que seria “sobrecarregar sem necessitar a grande maioria das Igrejas, particularmente aquelas que já estão com dificuldades financeiras” e também seria contrário à intenção do Congresso” – ou seja, a mínima interferência do IRS nas operações da Igreja.
“O desafio é encorajar a boa adestração e melhores práticas e assim preservar a confiança no setor de isenção fiscal, sem impor regras que inibem a liberdade religiosa ou são funcionalmente ineficazes,” disse Grassley.
Os assessores de Grassley recomendaram que o IRS patrocinasse um comitê consultivo composto por representantes de Igrejas e organizações religiosas, incluindo médicos ou outros especialistas, e que consideram apenas as questões relacionadas com as Igrejas e organizações religiosas.
“Acreditamos que essa comissão seria útil para facilitar um diálogo contínuo entre as Igrejas e organizações religiosas e o IRS.”
Grassley também pediu ao Conselho Evangélico de Contabilidade Financeira (ECFA), uma agência de acreditação, para analisar as questões levantadas no relatório. Em resposta, o ECFA formou uma comissão, independente nacional para conduzir uma revisão e fornecer informações sobre as principais responsabilidades e questões políticas que afetam as Igrejas e outras organizações religiosas.
Notavelmente, o Ministério Joyce Meyer se juntou ao ECFA em março 2009.

Fonte: Gospel+
Traduzido por Christian Post
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...