Junior Miranda

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Menino Sem Pernas Tem Mais de 20 Próteses e Já Treina Para Olimpíadas

Americano de 9 anos nada, corre e joga hóquei, entre outras modalidades de esporte, e participa do maior número possível de competições esportivas

Cody McCasland nasceu com uma rara doença chamada Agenesia Sacral, o que significa que ele não tinha os ossos da tíbia e joelho e, por isso, teve de amputar a parte inferior das duas pernas aos 15 meses. Hoje, aos 9 anos, ele contabiliza mais de 20 pares de próteses, que servem para ele competir em várias modalidades esportivas.

O objetivo do determinado menino é conquistar um ouro paraolímpico um dia. Para chegar lá, ele corre, nada e participa do maior número de eventos esportivos que pode. A história ganhou destaque no jornal britânico Daily Mail.

Enquanto passa o tempo entre as aulas de corrida, natação, futebol, hóquei no gelo, além de outros esportes, o garoto sonha também com uma carreira de médico no futuro. Atualmente, ele é um dos competidores mais rápidos na sua faixa etária. As próteses que usa para correr são semelhantes as do velocista paraolímpico Oscar Pistorius, conhecido por ser quase tão rápido quanto um corredor comum.

A mãe do garoto, Tina McCasland, disse ao jornal que “Cody tem pernas diferentes para ocasiões diferentes. Tem as que ele usa no cotidiano, as específicas para sentar e outras para praticar esportes”. A mulher também contou que o menino é muito rápido e costuma ganhar de crianças mais velhas do que ele. Na natação, não é raro vê-lo bater até mesmo as que não tem nenhuma deficiência. “Ele aprendeu a não deixar a deficiência segurá-lo”, explicou Tina ao jornal britânico.

Para que a confecção das pernas seja perfeita, o garoto precisa ir ao hospital toda semana (até o objeto ficar pronto) e passar quatro horas lá. Isso porque os médicos precisam ter certeza de suas medidas. Entretanto, o esporte preferido de Cody é justamente aquele em que ele não usa o artifício mecânico: a natação. Ele, inclusive, chegou a ganhar várias medalhas de ouro e prata. Depois das aulas na escola, três vezes por semana, ele pratica o esporte em um clube perto de sua casa com crianças sem nenhuma debilidade física.Na próxima Olimpíada Paraolímpica, em 2012, em Londres, Tina espera estar nos estádios junto com o filho, para incentivá-lo ainda mais a perseguir o sonho de uma medalha olímpica. “Tenho certeza de que um dia levarei o ouro numa competição dessas”, afirmou Cody.
E o garoto, desde pequeno, dá sinais de que pode mesmo muito. Um exemplo foi o que aconteceu no dia em que colocou as primeiras próteses, com 17 meses: médicos e pais ficaram chocados, pois ele conseguiu levantar e andar na mesma hora. “Dificilmente alguém se adapta tão rápido. Era como se Cody estivesse apenas esperando a oportunidade de ter pernas novas para que pudesse andar. Ele ficou extramente satisfeito consigo mesmo”, explicou Tina.

Todos os pares de pernas e objetos que Cody precisa são fornecidos por um centro especializado em membros nos Estados Unidos, o Texas Scottish Rite Hospital Children, de graça. “As próteses são muito caras e parecem estar ultrapassadas rapidamente. Temos muita sorte de poder contar com o centro”, afirmou a mãe.

Assista a performance do garoto:





Informações Daily Mail / Crescer  / O Galileu
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Equipe do Projeto Conexão Resgate agradece o seu comentário!
informamos que o mesmo estará disponível assim que for moderado.
Agradecemos a sua compreensão!!!

Fique na paz de Cristo Jesus!