Junior Miranda

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Ateus organizam churrasco para contestar tradição católica de não comer carne vermelha na véspera da Páscoa

Ateus organizam churrasco para contestar tradição católica de não comer carne vermelha na véspera da PáscoaUma organização ateísta do Chile promoveu nessa sexta feira (06) o “1º Churrasco Ateu de Semana Santa”, evento que, segundo seus organizadores, tem o objetivo de ser uma “tradição de romper com a tradição” católica de não comer carne vermelha nessa data. Os organizadores do evento alegaram que esse costume “é uma tradição surgida de uma convenção da Igreja Católica, não do evangelho, e poucos cristãos têm noção disso”.

O churrasco aconteceu no Parque Intercomunal La Reina, localizado na capital chilena, e foi organizado pela Ateísmo Chile, uma entidade que nasceu em 2011 para reunir ateus e agnósticos do país.

A entidade se manifestou para explicar o evento através do seu assessor de imprensa, Ramón Badilla, que afirmou que “a Sexta-feira Santa, para os próprios cristãos, é um feriado para se refletir sobre a religião, e aqui nós queremos justamente convidar os ateus a que venham refletir, mas de outra maneira”.

Além de membros da organização ateísta, estiveram presentes no evento também pessoas religiosas, como a estudante de direito Astrid González, que diz acreditar em alguns dogmas da Bíblia, mas não se sente identificada por nenhuma corrente específica do cristianismo. A jovem afirmou acreditar que “Deus não é um ente inquisidor e déspota, como prega a Igreja Católica, e sim uma força que traz equilíbrio e harmonia ao universo”.

O matemático Hamlet Muñoz, presidente da Ateísmo Chile, também falou sobre o evento: “Entre os meus amigos cristãos eu fiz uma enquete e nenhum soube responder por que não come carne na Sexta-feira Santa, acho que os cristãos que vieram é porque já nem ligam para esse paradigma”, frisou, segundo o site Opera Mundi.

Muñoz contou também que o evento sofreu resistência de alguns membros da entidade, que são vegetarianos. “Descobrimos, dias depois de lançar a ideia do churrasco, que um grande número de ateus chilenos são vegetarianos, alguns não se importaram, mas outros se recusaram claramente a participar”, explicou.

No Brasil, Igreja Católica deixou de exigir, principalmente dos mais pobres, esse jejum, mas a maioria dos fiéis mantém a tradição.

Fonte: Gospel+
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Equipe do Projeto Conexão Resgate agradece o seu comentário!
informamos que o mesmo estará disponível assim que for moderado.
Agradecemos a sua compreensão!!!

Fique na paz de Cristo Jesus!