Junior Miranda

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Manifestações em torno do PLC 122 continuam como assunto principal do Alô Senado. Sudeste lidera volume de mensagens, em sua maioria contrárias à aprovação da proposta.

A Central de Relacionamento do Senado viveu uma terça-feira (17) que em nada foi diferente dos dias anteriores. Desde meados da semana passada, um assunto domina o crescente volume de mensagens que o Alô Senado vem recebendo. O PLC 122 mobiliza fortemente a opinião pública. São milhares de manifestações, em sua maioria contrárias à aprovação do projeto. O fato de as mensagens fazerem menção quase que exclusivamente ao projeto de lei que criminaliza a homofobia revela o grau de mobilização dos segmentos interessados no tema.
Em momentos de grande interesse sobre um assunto e intenso debate de uma proposta, o tipo de opinião recebida muitas vezes oscila ao longo do tempo e do canal pelo qual é recebida. Esta tem sido a tônica percebida nos canais de comunicação da sociedade com o Senado. As manifestações recebidas pelo telefone e pelo formulário da internet foram, quase em sua totalidade, contrárias à aprovação do projeto. Já twitter @AloSenado o movimento foi inverso – veja o tópico Mídias Sociais.
As ligações e manifestações escritas que chegam à central de relacionamento são classificadas segundo múltiplos parâmetros, o que permite uma análise detalhada, seja em termos demográficos, seja em relação ao perfil dos cidadãos. Esta classificação revela diferenças de opinião por localização geográfica, gênero, escolaridade e idade, entre outros. Nos atendimentos de terça, por exemplo, mais de 50% das manifestações se originaram no Sudeste, enquanto somente 9% vieram de moradores do Sul do país. O público masculino superou o feminino, com 58% contra 48%.
Mídias Sociais
@alosenado
Numa inversão do movimento ocorrido em nosso perfil na segunda-feira, o número de mensagens recebidas voltou a crescer ontem. Acompanhando o trending topic#diacontrahomofobia, que apontava para o crescimento exponencial das menções ao tema no twitter em geral, o número de tweets direcionados ao @AloSenado aumentou. Ao longo do dia fomos mencionados, quase que exclusivamente, em tweets sobre o PLC122, com as opiniões contrárias observadas durante o dia sendo substituídas por manifestações majoritariamente favoráveis no período noturno.


As manifestações referentes ao PLC 122, recebidas pelo  têm sido majoritariamente contrárias Cerca de 95% contra e 5% a favor.
Lembramos que as opiniões registradas pela Central de Relacionamento e pelas mídias sociais do Alô Senado, Twitter e Facebook, refletem a visão pessoal dos cidadãos que se manifestaram por intermédio destes canais de comunicação. Estas opiniões não podem, de forma alguma, ser extrapoladas para toda a população brasileira.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Equipe do Projeto Conexão Resgate agradece o seu comentário!
informamos que o mesmo estará disponível assim que for moderado.
Agradecemos a sua compreensão!!!

Fique na paz de Cristo Jesus!